Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 31 de março de 2015

Carqueja protege o fígado e ajuda na digestão

Planta também contribui para o emagrecimento e é boa para diabéticos.

Esclareça suas dúvidas sobre a carqueja - Foto: Getty Images

A carqueja (Baccharis trimera) da família Asteraceae é uma planta medicinal amplamente utilizada no Brasil. Ela se destaca por proporcionar diversos benefícios para a saúde. A carqueja é aliada do fígado, contribui para uma boa digestão, ajuda no emagrecimento, tem ação diurética e ainda é boa para os diabéticos.  

Nutrientes da carqueja

A carqueja se destaca por conter óleos essenciais, flavonoides e saponinas. Os flavonoides tem forte ação antioxidante e por isso combatem os radicais livres, protegem o cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea. Já as saponinas são substâncias com um efeito anti-inflamatório que contribui para a redução do colesterol, entre ouros benefícios.  

Benefícios da carqueja

Aliada do fígado: Os flavonoides presentes na carqueja, especialmente a hispidulina, possuem ação hepatoprotetora, ou seja, protegem o fígado, e ainda contam com ação antioxidante.  

Protege o estômago: A carqueja possui propriedades digestivas, protege o estômago e ainda previne úlceras, isto porque extratos da planta são capazes de reduzir a secreção gástrica e ainda tem efeito analgésico. 

Bom para diabéticos: A carqueja é benéfica para pessoas com diabetes porque reduz a absorção de carboidratos consumidos na dieta. 

Ajuda a emagrecer: Alguns estudos apontam que a carqueja é capaz de aumentar a termogênese, gasto energético do corpo, o que contribuiria para a perda de peso. Além disso, a planta tem atividade diurética devido à ação dos flavonoides. 

Quantidade recomendada

 Recomenda-se de 3 a 6 colheres de sopa da planta seca ao dia.

Como consumir

A carqueja é boa para o fígado - Foto: Getty Images
A carqueja é boa para o fígado
A melhor maneira de ingerir a carqueja é como chá. Todas as partes da planta podem ser utilizadas para consumo, exceto a raiz. Para preparar o chá de carqueja, aqueça a água e despeje em um recipiente que já tenha a planta, abafe por cinco minutos, coe e beba. Não consuma a carqueja por um período de tempo prolongado, pois há o risco de toxicidade. 

Interações

A carqueja pode interagir com medicamentos anti-hipertensivos e aumentar o efeito deles, por isso, ela não é orientada para pessoas que consumam estes remédios. Também não é recomendado utilizar a carqueja concomitantemente a inibidores da síntese de proteína, pois pode haver uma interação entre eles. 

Contraindicações

A carqueja não é indicada para gestantes, pois aumenta o risco de abortos. Hipertensos que ingerem medicamentos anti-hipertensivos e pessoas que consomem inibidores da síntese de proteína também devem evitar a carqueja.
Fonte: Minha Vida

segunda-feira, 30 de março de 2015

Quitosana ajuda no trânsito intestinal e melhora cicatrização

Ela também pode impedir a absorção de gorduras e tem ação antimicrobiana.

Saiba tudo sobre a quitosana - Foto: Getty Images

A quitosana é um polissacarídeo que age como uma fibra. Ela é extraída do exoesqueleto de insetos ou crustáceos. O exoesqueleto é uma camada resistente, que cobre o corpo de animais como: crustáceos, como lagostas, camarões, siris e caranguejos. 
Ela proporciona uma série de benefícios para o organismo, como: melhorar o trânsito intestinal, evitar a absorção de gorduras, melhorar a cicatrização, ter ação analgésica e antimicrobiana e ainda é boa para a pele, ossos e cabelos. 

Benefícios da quitosana

Melhora o trânsito intestinal: Por ser uma fibra, a quitosana contribui para o melhor trânsito intestinal, estimulando o crescimento de bactérias benéficas e a frequência de evacuações. 
Melhora a cicatrização: A quitosana faz com que o processo de cicatrização de feridas seja mais rápido, pois contribui para uma coagulação sanguínea eficaz. 
Tem ação antimicrobiana: Pesquisas apontam que a quitosana tem ação antimicrobiana. Por isso, ela provoca a inibição do crescimento de alguns microrganismo que podem prejudicar a saúde, como E.coli, que é uma das principais causadoras da cistite. 
Aliada da pele, unha e cabelos: A quitosana também é importante na área de beleza, sendo benéfica para a pele, unhas e cabelos. Isto porque ela possui uma facilidade de aderência nos cabelos e pele, ajudando na formação de um filme na fibra capilar. Além disso, a quitosana influencia na formação do colágeno, substância que atua no fortalecimento de unhas frágeis, promove maior resistência, espessura, crescimento e brilho dos cabelos e faz com que a pele tenha mais tônus e reduz sua flacidez. 
Controla os níveis de colesterol: As fibras da quitosana produzem efeitos físicos no intestino delgado com a formação de géis solúveis que alteram a absorção de colesterol do organismo, auxiliando assim no controle dos níveis séricos de colesterol e reduzindo o risco cardiovascular. Além disso, fermentação das fibras solúveis no intestino grosso gera componentes como ácidos graxos de cadeia curta que poderiam reduzir a síntese de colesterol no fígado. 
Proporciona saciedade: Por agir como uma fibra, a quitosana estimula a saciedade, pois refeições ricas em fibras são processadas mais lentamente, retardando o esvaziamento gástrico, promovendo assim a maior e mais prolongada sensação de saciedade, impactando na redução da ingestão alimentar. 
A quitosana é obtida a partir do exoesqueleto de insetos ou crustáceos - Foto: Getty Images
A quitosana é obtida a partir do exoesqueleto de insetos ou crustáceos
Evita a absorção de gorduras: Estudos realizados em animais mostraram que a quitosana pode interferir na digestão e absorção de gorduras pelo trato intestinal, facilitando a excreção destas gorduras nas fezes dos animais. Em uma pesquisa com 23 fibras, observou-se que a quitosana absorve pelo menos 6 vezes mais gordura do que qualquer outra fibra testada. De modo que a pesquisa concluiu que a quitosana possui alta capacidade de favorecer a excreção de lipídios nas fezes. 
Ação analgésica: É atribuída a quitosana potente ação analgésica tópica. Estudos sugerem que o principal efeito analgésico da quitosana é decorrente da captura de hidrogênios ácidos liberados no local da inflamação pela ionização do grupo aminico a NH3. A quitosana teria também a propriedade de absorver a bradicinina liberada no sítio da inflamação. A propriedade imunomoduladora da quitosana é devido à sua capacidade de ativar quase que exclusivamente o macrófago e explica não somente seu papel na aceleração da cicatrazação de lesões mas também biodegradabilidade desse polímero no organismo. 
Aliada dos ossos: A quitosana tem a capacidade de acelerar a formação de osteoblastos para a elaboração dos ossos. Além disso, ela conta com cálcio, mineral essencial para a formação e manutenção dos ossos.  

Quantidade recomendada

A orientação é ingerir entre 1 e 3 gramas de quitosana, sendo que a quantidade deve ser determinada pelo nutricionista ou médico nutrólogo. 

Como consumir a quitosana

Geralmente a quitosana é consumida na forma de cápsulas. É interessante ingeri-la 30 minutos antes das principais refeições. Para que a quitosana proporcione seus benefícios, especialmente aqueles relacionados à perda de peso, é preciso manter uma alimentação balanceada e beber boas quantidades de água. 

Cuidados ao ingerir a quitosana

A quitosana só deve ser ingerida diante de uma real necessidade. Como no caso de pessoas com colesterol elevado ou que estão acima do peso e mesmo assim isto deve ser feito sempre com a orientação de um nutricionista ou médico. Lembrando que a quitosana irá reduzir absorção de gorduras no geral, inclusive as gorduras boas (vindas de azeite de oliva, castanhas, abacate). 
Quitosana melhora o trânsito intestinal  - Foto: Getty Images
Quitosana melhora o trânsito intestinal
Pessoas com alergia a frutos do mar não devem ingerir a quitosana. Gestantes e lactantes também devem evitar o consumo da substância. 

Interações da quitosana

Por conter cálcio, a quitosana pode interferir em medicamentos que contenham o potássio. 

Riscos do consumo em excesso

Ainda não foram observados riscos no consumo em excesso de quitosana. 
Fonte: Minha Vida

domingo, 29 de março de 2015

Óleo de prímula alivia TPM e é bom para a pele

Ele também pode controlar a hiperatividade infantil e a pressão arterial.

Esclareça suas dúvidas sobre o óleo de prímula - Foto: Getty Images

O óleo de prímula é extraído das sementes da planta cujo nome cientifico é Oenothera biennis (Onagraceae), também conhecida como prímula ou prímula da tarde. A planta é originária da América do Norte e tem sido utilizada da medicina indígena para fins terapêuticos. 
Ele é rica em ácidos graxos poli-insaturados, gorduras boas, que podem proporcionar muitos benefícios a nossa saúde. Alguns dos pontos positivos do óleo de prímula são: controlar os níveis de colesterol, aliviar os sintomas da TPM e menopausa, hidratar a pele e reduzir a pressão arterial. 

Nutrientes do óleo de prímula

O óleo de prímula apresenta uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais, aqueles que o nosso corpo não consegue produzir, especialmente o ácido gama linolênico (GLA). 
O GLA é um ácido graxo tri-insaturado da família ômega 6 que ajuda a diminuir a inflamação crônica, podendo ser um grande aliado no tratamento de doenças reumáticas. Este ácido graxo também favorece a saúde cardiovascular, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e no tratamento e prevenção do diabetes, eczema atópico, hipertensão, alcoolismo e síndrome pré-menstrual. 
O óleo de prímula também conta com ácido linolênico, ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oleico. Estes ácidos graxos insaturados possuem ação anti-inflamatória, ajudam a regular os níveis de colesterol no nosso sangue favorecendo a saúde cardiovascular, atuam no controle da pressão arterial, entre outros. 

Benefícios em estudo do óleo de prímula

Alivia a TPM e a menopausa: O óleo de prímula está associado a diversos benefícios para nossa saúde, dentre eles, alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual e menopausa. Há evidencias de que o consumo de óleo de prímula por mulheres na menopausa diminua a incidência dos fogachos noturnos. Além de aumentar a absorção de cálcio pelo intestino e reduzir sua excreção pela urina, aumentando assim, sua deposição nos ossos. Entretanto, há uma escassez de evidencias que comprovem seus efeitos no tratamento dos sintomas da TPM e menopausa. Portanto, mais estudos são necessários. 

Bom para a pele: Um estudo demonstrou que a suplementação com óleo de prímula (1,2g), duas vezes ao dia, durante 12 semanas, totalizando 345mg de GLA/dia, contribui para melhorar a hidratação da pele, bem como a elasticidade, firmeza e resistência a rugosidade e fadiga. Isso acontece porque o GLA presente no óleo de prímula é um ácido graxo condicionalmente essencial para a nossa pele, melhorando sua função e sua estrutura. 

Reduz sintomas da dermatite: Alguns estudos têm demonstrado que o óleo de prímula reduz os sintomas da dermatite. O primeiro estudo realizado com pacientes portadores de dermatite demonstrou que o consumo de 2 gramas de óleo de prímula/dia pode melhorar o quadro da doença. 

Além disso, vários outros estudos têm relatado uma melhora do quadro geral de portadores de dermatite com o consumo de óleo de prímula, 2 a 6g/dia por 12 semanas, especialmente com relação ao prurido. Eles correlacionaram a melhora clínica com o aumento dos níveis plasmáticos de ácido aracdônico. 

Controla a hiperatividade infantil: O óleo de prímula pode ajudar a controlar a hiperatividade infantil. Isso porque crianças com esta condição têm apresentado sintomas inespecíficos, típicos da deficiência de ácidos graxos essenciais. Sendo assim, como o óleo de prímula contém ácido linolênico, um tipo de ácido graxo essencial, ele pode ajudar a melhorar o comportamento de crianças hiperativas. 

Reduz a pressão arterial: Alguns estudos têm demonstrado que o óleo de prímula parece ter uma atividade antiagreganteplaquetária, que impede a aglomeração de plaquetas no vaso sanguíneo, e anticoagulante. Além de melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir a resposta de hormônios responsáveis pelo aumento da pressão arterial, renina e angiotensina. 

Controla os níveis de colesterol: O óleo de prímula possui GLA, um ácido graxo essencial que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no nosso sangue. Além disso, esse efeito tem sido demonstrado em diversos estudos. 

O óleo de prímula alivia os sintomas da TPM - Foto: Getty Images
O óleo de prímula alivia os sintomas da TPM
Bom para quem tem câncer de mama:Tem-se demonstrado resultados positivos do consumo de óleo de prímula para pacientes com câncer de mama ajudando a amenizar distúrbios hormonais e dores nos seios. 

Aliado dos ossos: Alguns estudos apontam que o óleo de prímula pode ser bom para os ossos. Ele teria efeito benéfico nas desordens ósseas, uma vez que a suplementação, por 16 semanas, com óleo de peixe e óleo de prímula, ambos ricos em ácidos graxos essenciais, na proporção 10:1, aumentou o pro-colágeno e osteocalcina (proteína encontrada nos ossos e dentes) e estimulou a atividade dos osteoblastos (células envolvidas com a formação do tecido ósseo) em mulheres com osteoporose. 

Quantidade recomendada

Não existe uma recomendação diária estabelecida para o consumo de óleo de prímula. Por isso, o ideal é seguir a orientação do médico ou nutricionista. 

Como consumir

As cápsulas de óleo de prímula devem ser ingeridas com água ou suco, preferencialmente, após as refeições principais como almoço e jantar. Isto porque elas precisam de alguma fonte de gordura para serem melhor absorvidas e utilizadas pelo nosso organismo. 

Cuidados ao consumir

O óleo de prímula pode ser utilizado em casos de: paradermatite, psoríase, neuropatias diabéticas, hiperglicemia, esclerose múltipla, eczema, artrite reumatoide, tensão pré-menstrual e menopausa, como suplementação de ácido ômega 6 (GLA) e endometriose. 
O consumo de óleo de prímula não é indicado para pacientes epilépticos tratados com fenotiazínicos, já que pode causar um quadro de epilepsia do lóbulo temporal. 

Efeitos colaterais do óleo de prímula

Normalmente, o consumo de óleo de prímula não causa nenhum efeito colateral. Porém, em alguns casos pode provocar sintomas como dor de cabeça, náuseas e indigestão. 

Riscos ao ingerir em excesso

 O óleo de prímula ingerido em grandes quantidades a longo prazo pode estar associado ao maior risco de trombose, inflamação e imunossupressão, porque o GLA pode ser convertido em ácido araquidônico.

Como combinar o óleo de prímula

O ideal é aliar o óleo de prímula a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis! Além disso, a associação do óleo de prímula (GLA) com o óleo de peixe (EPA e DHA) tem sido benéfica tanto para pressão arterial como para a função renal. 

Interações

Possivelmente, o óleo de prímula pode interagir com drogas fenotiazínicas, tais como os antiepiléticos, ácido acetilsalicílico, ticlopidina, dipiridamol e AINES. Além disso, tem sido observado uma interação do óleo de prímula com a anestesia durante procedimentos cirúrgicos. 
Fonte: Minha Vida

sábado, 28 de março de 2015

Taurina é aliada dos músculos e boa para o coração

Aminoácido também melhora a imunidade, tem ação diurética e previne o diabetes.

Esclareça suas dúvidas sobre a taurina - Foto: Getty Images

A taurina é um dos aminoácidos não essenciais. Ela apoia o desenvolvimento neurológico e ajuda a regular o nível de água e sais minerais do sangue. Ela contribui no desenvolvimento do sistema nervoso, desintoxica o organismo facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo. Fortalece e aumenta a força das contrações cardíacas e protege as células do coração. Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que danificam as membranas celulares. É um estabilizador da membrana e modulador da homeostasia do cálcio. Tem clara relação com o desenvolvimento pré-natal e pós-natal dos sistemas nervoso e visual. 
Embora a taurina seja um produto final do metabolismo dos aminoácidos sulfurados, essa substância é também comumente obtida a partir da dieta. A taurina está presente na maioria dos alimentos de origem animal. Por outro lado a substancia está ausente ou presente em níveis mais baixos na maioria dos alimentos de origem vegetal. Bebidas enriquecidas com taurina são populares há décadas no Japão. 

Benefícios da taurina

Aliada dos músculos: A L-Taurina desempenha um papel importante na produção de óxido nítrico, um gás natural no corpo humano, que aumenta o fluxo sanguíneo para o músculo esquelético. Como resultado se produz o aumento do fluxo sanguíneo. Um maior fluxo sanguíneo significa mais oxigênio e mais nutrientes para os músculos. A taurina ainda acelera a recuperação e reduz o cansaço muscular. 
Previne o diabetes: A taurina é um aminoácido condicionalmente essencial para o ser humano, se concentra nas células alfa do pâncreas. Ela melhora o funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos. Estudos revelam que de alguma forma, a taurina modula o controle parácrino, no qual um hormônio produzido por uma célula controla a atividade da célula vizinha, a insulina, favorecendo maior ou menor secreção do hormônio dependendo do caso. Desta forma ajuda a prevenir o diabetes. 
Boa para o coração: Em alguns casos, o médico receita o uso de suplementos de taurina que podem auxiliar na redução dos níveis de homocisteína, um aminoácido que pode aumentar o risco de doença do coração, quando detectados em níveis elevados. Além disso, a taurina estabiliza os níveis de colesterol no sangue. 
Ação diurética: A taurina também conta com uma ação diurética. 
A taurina é boa para a imunidade - Foto: Getty Images
A taurina é boa para a imunidade
Boa para a imunidade: A taurina é benéfica para o sistema imunológico. Isto porque as pesquisas demonstraram que a taurina, no sistema imunológico, modula a ação de células T e reduz a presença de neutrófilos no processo inflamatório. Outras pesquisas apontam que a taurina pode ter um efeito antioxidante. 

Benefícios em estudo da taurina

Pode ajudar no tratamento da doença de Alzheimer: Pesquisadores revelam que os níveis de taurina caem com a idade, em indivíduos saudáveis, mas também naqueles que sofrem com a doença de Alzheimer. Uma futura aplicação terapêutica da taurina depende dos resultados positivos destes testes e ainda não se pode afirmar efetivamente que a taurina representa a cura neste tipo de tratamento. 

Quantidade recomendada de taurina

A quantidade a ser ingerida de taurina vai depender do objetivo e deve-se buscar a orientação do médico ou nutricionista antes de ingerir os suplementos de taurina. A dosagem recomendada de taurina varia de 3 a 6 gramas por dia. 

Alimentos ricos em taurina

Os principais alimentos ricos em taurina são aqueles que possuem boas quantidades de proteína como: peixes, frutos do mar como mariscos e ostras, aves como carne escura de frango e peru e carne bovina. Alguns alimentos de origem vegetal como beterraba, nozes e feijão também contam com taurina, porém em menor quantidade. 

Suplemento de taurina

Os suplementos de taurina existem em forma de cápsulas, ou pó, para ingestão oral. Eles ajudam a diminuir as perdas de proteína e maximizar o aproveitamento de proteínas ingeridas. A taurina, geralmente, é utilizada em suplementos alimentares, combinada a creatina, para potenciar o crescimento muscular durante treinos de musculação. Estudos sugerem que a suplementação de bebidas energéticas ajudam a melhorar o desempenho do esportista e do atleta. 
É importante consultar um médico ou um nutricionista antes de começar a consumir o suplemento de taurina. 
A L-Taurina é uma substância totalmente benéfica para o organismo humano, desde que seja utilizada na dosagem recomendada e com o auxílio de profissionais da nutrição. É importante manter uma alimentação equilibrada enquanto ingere a taurina. É interessante ingerir a taurina antes da prática de exercícios. 
A taurina, geralmente, é utilizada em suplementos alimentares combinada a creatina para potenciar o crescimento muscular durante treinos de musculação. 

Riscos do consumo em excesso

Ainda não existem relatos de toxicidade com taurina. Contudo, é importante não ultrapassar a quantidade recomendada da substância.

Combinando a taurina

A taurina, geralmente, é utilizada em suplementos alimentares combinada a creatina para potenciar o crescimento muscular durante treinos de musculação. 
Fonte: Minha Vida

sexta-feira, 27 de março de 2015

Couve-flor inibe o crescimento de células cancerígenas

Ela também reduz as chances de ataques cardíacos e derrames cerebrais.


Você conhece todo o potencial da couve-flor? Ela abriga vários nutrientes e a lista é generosa: cálcio, aliado dos dentes e ossos, potássio, que controla a pressão arterial e previne o AVC, sódio, aliado do coração e dos músculos, fósforo, enxofre, magnésio, bom para quem tem diabetes, silício, cloro e ferro, que previne anemia. A vitamina C, boa para a imunidade, vitaminas do complexo B, aliadas do cérebro, e as fibras, que melhoram o trânsito intestinal e proporcionam saciedade, também estão presentes em boas quantidades na couve-flor. 
Sem dúvida a couve-flor reforça o nosso sistema imunológico e contribui bastante para uma vida mais saudável, prevenindo gripes resfriados. Elas possuem também sulforafanos, que contém enxofre. Eles são conhecidos por serem úteis como contra o câncer e inibem o crescimento das células cancerígenas de pulmão, mama e o câncer de bexiga. 
A ação anti-inflamatória da couve-flor mantém o vaso sanguíneo flexível e eficiente. O sulforafano ajuda também a reverter danos nos vasos sanguíneos. A alicina, também presente, reduz as chances de ataques cardíacos e derrames. O potássio presente no alimento também irá ajudar a regular a pressão arterial. 
Devido ao alto teor de fibras a couve-flor melhora a microbiota intestinal. Com a microbiota mais saudável o trânsito intestinal fica mais eficiente e até mesmo o sistema imunológico fica mais forte. Estas fibras também farão com que a pessoa sinta mais saciedade e então pode contribuir para a perda de peso. 
Entretanto, algumas pessoas tem a produção de gases aumentada após o consumo da couve-flor, podendo diminuir este efeito com o consumo de chá de camomila. 
Outro grande benefício de se consumir couve-flor é que é um alimento rico em antioxidantes. Portanto, ela é eficaz no combate aos radicais livres. Ao fazer isso, ela irá prevenir cânceres, diminuir os riscos de doenças cerebrais degenerativas e também do envelhecimento celular. 
A couve-flor pode ser consumida refogada, cozida, gratinada ou em forma de salada. Você também pode cozinha-la ao vapor, preservando nutrientes. O recomendável para se obter os benefícios nutritivos da couve-flor é consumir de um a dois buquês por dia. Evite combiná-la com alimentos mais calóricos, como um molho branco com creme de leite. 
Fonte: Minha Vida

quinta-feira, 26 de março de 2015

Chance de ter câncer é 40% maior em mulheres obesas


Mulheres obesas têm uma chance 40% maior de desenvolver câncer ao longo da vida, na comparação com as mulheres com peso considerado saudável. A conclusão é de um estudo divulgado na terça-feira (17) pela Cancer Research UK, um centro público de pesquisas do Reino Unido. Segundo a pesquisa, a obesidade em mulheres aumenta o risco de surgimento de pelo menos sete tipos de câncer: tumores de mama, de intestino, da vesícula biliar, do útero, do rim, do pâncreas e do esôfago. As novas estatísticas indicam, ainda, que as mulheres obesas têm uma chance em quatro de desenvolver tumores ligados ao sobrepeso. Em um grupo de mil obesas, 274 foram diagnosticadas alguma vez na vida com um câncer ligado ao sobrepeso. Em um grupo com peso considerado saudável, 194 desenvolveram algum câncer. De acordo com os autores do estudo, os resultados não deixam dúvidas sobre a relação entre câncer e obesidade em mulheres.

Eles advertem, no entanto, que as estatísticas valem para o Reino Unido - onde foi conduzida a pesquisa - e não podem ser extrapoladas para outros países. No Reino Unido, um quarto das mulheres é obesa. Anualmente, no país, 18 mil mulheres desenvolvem tumores como resultado do sobrepeso, segundo o estudo. No Brasil, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2014, 47,4% das mulheres estão acima do peso considerado saudável. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma parte importante dos casos de câncer poderia ser evitada no Brasil com o controle da obesidade, que é responsável por 14% dos casos de câncer de mama. 

Uma das autoras do estudo britânico, a médica Julie Sharp, afirmou que há diferentes maneiras pelas quais a obesidade pode aumentar o risco de câncer - e há possibilidade de que a doença esteja ligada à produção de hormônios pelas células de gordura, em especial o estrogênio. Acredita-se que esse hormônio funcione como "combustível" para o desenvolvimento dos tumores. "As células de gordura são ativas e aumentam os níveis de certos hormônios e compostos químicos - especialmente os hormônios sexuais - que circulam no nosso corpo. Isso pode levar ao desenvolvimento de tumores como o câncer de mama", disse Sharp. Segundo a cientista, a parte do corpo onde se tem o excesso de peso é também um fator relevante. "A gordura em torno do estômago parece aumentar os riscos de câncer mais que o peso nos quadris, por exemplo. Isso pode estar ligado à proximidade das células de gordura ativas em relação a órgãos como os rins e intestinos", afirmou.

Fonte: INGR

quarta-feira, 25 de março de 2015

Bebês amamentados se tornam adultos mais inteligentes


Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, revelou que crianças alimentadas com leite materno se tornam adultos mais inteligentes. Os cientistas brasileiros acompanharam por mais de 30 anos 3.500 bebês nascidos em 1982. Eles observaram que, quanto maior o período de amamentação ao qual a criança foi submetida, melhor era seu resultado em testes Q.I.

Os bebês amamentados por mais de um ano tiveram maiores níveis de inteligência quando adultos do que aqueles que foram alimentados por menos de um mês. Pesquisadores também observaram que estes bebês eram mais propensos a ganhar salários maiores e a completar um nível maior de escolaridade. O estudo apenas reforçou a ideia disseminada por grande parte dos médicos de que a criança deve ser alimentada exclusivamente com leite materno durante os primeiros seis meses de vida. O líquido contém um alto número de ácidos graxos saturados, substâncias fundamentais para o desenvolvimento do cérebro. 

Fonte: INGR

terça-feira, 24 de março de 2015

Risco de ataque cardíaco é reduzido com dieta saudável


A redução de até um terço no risco de ataques cardíacos pode ser alcançada com uma dieta saudável, descobriram cientistas da King's College London. Publicada na American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa acompanhou 162 homens e mulheres saudáveis, que não fumavam, com idade entre 40 e 70 anos. Um dos grupos seguiu uma dieta britânica tradicional durante 12 meses, enquanto outro se adaptou a hábitos mais saudáveis.

Com o consumo de peixe uma vez por semana, maior quantidade de frutas e vegetais e opções mais magras em substituição de produtos com alto teor de gordura, o grupo apresentou quedas significativas na pressão arterial, na frequência cardíaca e no cível de colesterol. O grupo também reduziu o consumo de sal e açúcar e substituiu bolos e biscoitos por frutas e nozes, segundo o jornal O Globo.

"Nossos resultados são baseados em pesquisas com pessoas de meia idade, ou mais velhas, saudáveis. Isso é importante, porque a maioria dos ataques do coração e dos AVCs acontecem em pessoas que não estão no grupo de alto risco. Nós mostramos que a adaptação à rotina alimentar proposta no guia, mudando os hábitos tradicionais (com alto consumo de gordura saturada, sal e açúcar, e pobre em fibras, peixe, frutas e legumes), pode diminuir substancialmente o risco", explicou Tom Sanders, um dos responsáveis pela pesquisa. Foi constatado também o emagrecimento do grupo com dieta mais saudável.

Fonte: INGR

segunda-feira, 23 de março de 2015

Água leva nutrição para as células e filtra impurezas


A água é tudo na nossa vida! É ela que distribui o oxigênio e os nutrientes no sangue, mucosas, cabelos, pele e no couro cabeludo. E quando a gente precisa de mais água, o nosso corpo avisa. 

A água participa de todos os processos corpóreos, todos os sistemas precisam de água para funcionar e por isso é tão importante. A água leva a nutrição para todas as células; regula a temperatura do corpo e filtra as impurezas.

Quando falamos na ingestão de líquido, tanto faz se for suco, água, chá. Todos terão uma porção de água. Porém, beber água sem nada (nem gás) é permitir maior poder de solução e de dissolução.

Um adulto não deve ficar mais de 12 horas sem ingerir líquidos, explica a doutora Ana. Para um bebê, esse período diminui para seis horas. Nas crianças, os sinais de desidratação são: olhos fundos, falta de lágrima, boca seca e falta de xixi. Nos adultos: falta de saliva, dor de cabeça, coração acelerado, sonolência, tontura, cansaço.

Fonte: INGR

domingo, 22 de março de 2015

Consumo de refrigerante diet aumenta a gordura abdominal


O consumo frequente de refrigerante diet está diretamente associado ao aumento da circunferência abdominal em adultos com 65 anos ou mais. A descoberta eleva a preocupação sobre o consumo crônico de refrigerante, que pode elevar o risco de síndromes metabólicas e doenças cardiovasculares, já alto em pessoas dessa faixa etária.

Pesquisadores americanos analisaram dados de 749 adultos com mais de 65 anos, que foram acompanhados por uma década. Ao longo deste período, a circunferência abdominal dos que bebiam refrigerante diet diariamente cresceu duas vezes mais do que daqueles que não ingeriam a bebida: 2,11 centímetros, ante 0,77 centímetro. Já entre consumidores ocasionais de refrigerante diet o crescimento foi de 1,83 centímetro.

Surpreendentemente, não foram encontradas evidências significativas entre o consumo de refrigerante "normal" e a expansão da gordura abdominal.

O dado é preocupante porque a gordura localizada no abdomen, chamada viceral, está associada ao aumento de doenças cardiovasculares, inflamações e diabetes tipo 2. A pesquisa foi publicada na terça-feira no periódico Journal of the American Geriatrics Society.

Os autores recomendam que adultos que consomem refrigerante diet diariamente tentem diminuir e, de preferência, cessar seu consumo.

Obesidade no mundo - A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no ano passado 1,9 bilhão de adultos estavam com sobrepeso, isto é, índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25. Destes, 600 milhões estavam obesos (IMC igual ou maior que 30).

Fonte: Revista Veja