Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 13 de março de 2012

Driblando a retenção de líquidos


A retenção de líquidos é um sintoma que atinge principalmente as mulheres e pensando nisso, reuni nesse artigo as perguntas mais frequentes sobre o assunto, respondendo-as de forma simples para você. Acompanhe comigo: 

A retenção de líquidos pode se refletir na balança?
 
Sim, em apenas um dia é possível ganhar de um a dois quilos apenas de líquidos retidos pelo organismo, daí o possível engano que de um dia para o outro você acredite ter armazenado gordura, quando na verdade são apenas líquidos retidos.

O que leva a retenção de líquidos?
 
Muitos fatores podem levar a retenção de líquidos. Em mulheres, ela acontece principalmente no período pré-menstrual, devido a alterações hormonais significativas. Este motivo é o menos preocupante, pois após esse período, o inchaço passa. Porém, se este não for o motivo, é necessário investigar, pois existem outras possíveis causas que podem estar ligadas a problemas renais, cardíacos e vasculares. 

Quais os lugares do corpo que ficam mais inchados devido à retenção de líquidos?
 
Os lugares com mais evidência são as mãos, os pés e as pernas. Nas mulheres, mama e barriga também são pontos propensos aos inchaços.

A atividade física auxilia na melhora deste quadro?
 
Sim, pois a atividade física leva a uma melhora da circulação do sangue no organismo, auxiliando na drenagem dos líquidos retidos. A caminhada e a corrida auxiliam muito na melhora do inchaço das pernas, pois melhoram o retorno venoso do sangue acumulado nos pés e nas pernas, ou seja, auxiliam o sangue a subir para o tronco. Lembrando que por ser contra a gravidade, pessoas que tem problemas vasculares, podem ter mais dificuldade para fazer este retorno venoso.

Porque a retenção de líquidos piora no calor?
 
Ela piora por dois motivos: 1) Na região das pernas, acontece porque ocorre uma vasodilatação das veias, ou seja, o corpo precisa favorecer a transpiração e fazer uma troca de calor com o meio ambiente. Além disso, a vasodilatação ocorre para que a pressão não fique muito alta e com isso as pernas acabam inchando. 2) No calor, ocorre alteração na pressão arterial que geralmente fica mais baixa. Naturalmente, consumimos mais sal, o que contribui consideravelmente para o organismo reter líquidos.

A alimentação influencia nesta retenção? Que alimentos evitar?
 
Sim, alimentos com muito sal levam o corpo a reter mais líquidos. Por isso, é preciso evitar comidas muito salgadas como: embutidos (linguiça, salsicha), enlatados em óleo ou água e sal, salgadinhos em geral, conservas, molhos industrializados (maionese, shoyu, molho de salada), frios em geral (salame, presunto), queijos amarelos. Também é importante prestar atenção na quantidade de sal colocada nos alimentos durante a refeição, por isso, uma boa dica é evitar colocar o saleiro na mesa.

A drenagem linfática funciona para melhorar o inchaço?
 
Sim, a drenagem linfática é uma massagem leve e lenta que vai estimular o sistema linfático. Sendo assim, a drenagem linfática pode ser usada como uma grande aliada na melhora deste quadro, principalmente nos períodos pré-menstruais.

Beber água melhora o inchaço?
 
Sim, beber mais de 2 litros de água por dia auxilia no bom funcionamento dos rins e na melhora da circulação, levando a redução do inchaço.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário