Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Incentive seus filhos a gastarem energia nas férias


As férias de verão são as mais amadas pelas crianças: além de não ter horários escolares, o clima colabora para que elas possam brincar à vontade. Para que elas gastem bastante energia, o melhor a fazer é tirá-las da frente da TV, do computador ou do smartphone e incentivar as atividades físicas, individualmente ou em grupo.

 

“As crianças de hoje estudam muito, têm muitos cursos extracurriculares e acabam ficando até estressadas. O período de férias é bom para fazer atividades descontraídas, sem regras e horários, para extravasar mesmo”, afirma Marcelo Mancini, coordenador de esportes da Bem Me Quer Sports.

 

Luciane Christmann, proprietária da Gym Kids by Lu, destaca que “esta é uma boa época para as crianças aprenderem a nadar e a surfar, e também para andar de bicicleta, porque o clima ajuda” e recomenda: “Qualquer que seja a atividade, os pais devem procurar participar e ficar atentos ao bem-estar dos filhos”.

 

O bem-estar inclui a segurança (não esqueça de acessórios como joelheira e capacete em modalidades mais propensas à queda - andar de bicicleta e de skate, por exemplo), proteção contra os raios solares e atenção à nutrição infantil.“É preciso estar bem alimentado para praticar as atividades, assim como é importante repor a energia gasta com uma boa alimentação e bastante líquido”, orienta Ricardo Steinle de Moraes, gerente geral da Fundação Acampamento Paiol Grande e graduado em Parques, Turismo e Recreação pela Western Illinois University (EUA).

 

Confira 22 atividades que os três especialistas recomendam para as crianças se divertirem e gastarem bastante energia até fevereiro:

 

-- Sozinho ou em grupo, pular corda é uma diversão. Ensine a atividade às crianças ou acompanhe-as na brincadeira, inventando desafios e alternando a velocidade.

 

-- Desde pequenas, na fase das rodinhas, crianças amam andar de bicicleta. Leve-as a um espaço amplo (parque/área de lazer do prédio) para elas pedalarem à vontade.

 

-- Desafie os pequenos a superar um caminho com obstáculos. Pode ser feito em casa ou no parque, usando o que tiver à mão (cadeiras, bancos, pneus, caixas etc.)

-- O verão é ótimo para nadar. Muitos clubes fazem oficinas para ensinar as crianças que não sabem e para divertir as que já conhecem a técnica. Leve seus filhos!

 

-- A partir dos sete anos, leve suas crianças para andar de skate. O local pode ser um terreno plano ou uma pista de skate. Não esqueça da joelheira e do capacete.

 

-- Correr é uma das atividades preferidas das crianças. Para que gastem bastante energia, devem correr em espaços amplos, como parques e áreas de lazer dos prédios.

 

-- Correr é uma das atividades preferidas das crianças. Para que gastem bastante energia, devem correr em espaços amplos, como parques e áreas de lazer dos prédios.

 

-- Se a família for à praia, jogar frescobol é um dos melhores esportes para as crianças. Verifique as áreas em que ele é permitido e capriche no protetor solar.

 

-- A viagem à praia pode render aulas de surfe para crianças a partir de cinco anos. Não é obrigatório ficar em pé na prancha logo de cara: respeite o tempo delas.

 

-- Crianças de dez anos em diante podem jogar boliche para gastar energia. Junte primos e amigos dos seus filhos e os leve a uma pista segura.

 

-- O verão é uma ótima época para resgatar brincadeiras como corre-cotia e dança das cadeiras, em que as crianças se movimentam bastante e desenvolvem a atenção.

 

-- Quando juntar uma turma de crianças e tiver espaço livre, sugira uma brincadeira de pega-pega, que é uma corrida mais emocionante, com o adicional da competição.

 

-- Soltar pipa é uma boa atividade por causa da corrida até ela ganhar altura, mas tenha o cuidado de só fazer isso com seu filho longe de fios da rede elétrica.

 

-- Na presença de pelo menos duas crianças, organize uma corrida do saco. Dá para fazer dentro de casa (afaste os móveis), na área de lazer do prédio ou no parque.

 

-- Uma ótima forma de mover as crianças dentro de casa é promovendo uma caça ao tesouro. Espalhe as dicas pelos cômodos e não deixe de participar da diversão.

-- Os brinquedos clássicos de playground, como o trepa-trepa e gangorra, devem ser valorizados nos dias em que a família não tiver nada programado fora de casa.

 

-- Se a criança tiver a supervisão de um adulto, incentive-a a patinar em terrenos planos e seguros. Como as quedas são inevitáveis, equipe-a com joelheiras.

 

-- A chuva de verão dominou o dia e não dá para fazer nada fora de casa? Coloque uma música bem animada e dance com seus filhos até eles cansarem.

 

-- Com o diagrama desenhado no chão ou em um plástico/tecido comprado pronto, a amarelinha exige energia e concentração das crianças. Cabe em qualquer lugar.

 

-- Se houver espaço para montar um aparelho de pula-pula, disponibilize um para suas crianças. É uma das atividades mais populares e divertidas para elas.

 

-- Aproveite que o bambolê voltou à moda e brinque com muitos deles com seus filhos. O exercício trabalha, ainda, o equilíbrio e as noções de ritmo.

 

-- Brinque de peteca com as crianças. Além de fazê-las suar com as corridas para alcançar o brinquedo, a atividade desenvolve a concentração e a coordenação motora.


Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário