Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Inclua tapioca na sua dieta

Ela é uma ótima opção para substituir o pão francês.


Inclua tapioca na sua dieta

A massa da tapioca vem da mandioca, macaxeira ou aipim, como também é chamada em algumas regiões, e dela é extraída a fécula - uma espécie de farinha. A fécula é também chamada de goma ou polvilho doce, que serve como base da massa da tapioca, e hoje em dia, encontramos facilmente pronta nos supermercados.

Apesar de ser um alimento típico das regiões Norte e Nordeste, a tapioca vem ganhando espaço cada vez maior na mesa de todo Brasil, principalmente na turma que deseja eliminar os quilinhos extras, e tem substituído o pão francês do café da manhã pela tapioca. Ela também pode ser uma ótima opção para o jantar.
Essa substituição é realmente indicada, pois a tapioca é menos calórica, tem menos sódio e gordura, quando comparada ao pão francês, por exemplo. O único ponto contra a tapioca é que ela tem pouca quantidade de fibra. Mas isso pode facilmente ser resolvido acrescentando linhaça, aveia, chia, gergelim à preparação.
Para prepará-la em casa, compre a goma de tapioca já hidratada (disponível em supermercados), peneire e use duas colheres de sopa, com uma pitada de sal. Esquente uma frigideira antiaderente pequena e, com a ajuda de uma peneira, espalhe a goma até cobrir todo o fundo. Doure dos dois lados, coloque o recheio sobre a massa ainda quente e dobre. Sirva em seguida.
Apesar de pouco calórica é preciso se atentar ao recheio para que não acabe consumindo muitas calorias.
Para o café da manhã, você pode rechear a tapioca com queijo cottage e blanquet de peru; geleia de frutas light; queijo branco com cubinhos de tomate; além de ovo mexido.
Para o jantar você pode prepará-la dobrada ou como massa de pizza (colocando inclusive molho de tomate) e variar nos recheios.
- Tirinhas de peito de frango grelhado com mussarela light, tomate picado e manjericão;
- Ricota com peito de peru, tomate, orégano e azeite;
- Atum light com cebola e mussarela light;
- Mussarela de búfala, tomate picado e rúcula.
Vale a pena incluir a tapioca no seu cardápio. Experimente!
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário