Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O que as suas unhas dizem sobre você


As mulheres adoram desfilar com unhas bem-feitas e coloridas. Porém, elas exercem uma função mais do que estética no nosso corpo: protegem as pontas dos dedos e, ainda, podem indicar como anda a nossa saúde, de acordo com seu aspecto, combinado ao exame clínico do indivíduo.
Uma boa alimentação, rica em vitaminas, minerais e proteínas, ajuda na manutenção da beleza e na saúde das unhas, que refletem a ausência de alguns nutrientes em quantidades adequadas. Assim, podem tornar-se fracas, quebradiças, ressecadas, descamadas, manchadas, irregulares e ficam mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.
Outras causas de unhas fracas são os traumas no leito da unha, deficiências glandulares, como o hipotireoidismo, e doenças diversas, como micoses e psoríase. Vamos ver sete tipos de sinais que indicam o que suas unhas podem dizer sobre seu corpo:
1) Fracas, frágeis, com descamação: unhas quebradiças muitas vezes estão relacionadas com o avanço da idade ou ainda com o excesso de produtos utilizados: base, esmalte, unhas de gel etc. Esses produtos não deixam a unha respirar, portanto o ideal é fazer uma pausa no uso deles por alguns dias.
Você também pode estar com deficiência de vitamina A, que regula a síntese de queratina (proteína que compõe as unhas), ou de biotina, vitamina do complexo B que pode ajudar a fortalecê-las e acelerar seu crescimento.
2) Amareladas: podem indicar problemas fúngicos ou psoríase. Usar esmaltes escuros com frequência também pode contribuir para esse problema.
3) Pontos brancos: geralmente surgem devido a algum tipo de trauma, como o uso contínuo de sapato apertado ou até mesmo depois de remover a cutícula de forma agressiva, sem delicadeza.
Se após alguns dias do trauma as unhas crescerem e as manchas não desaparecerem, é importante consultar um dermatologista, já que essas manchas persistentes também podem significar infecção fúngica.
4) Faixas escuras verticais: são comuns em pessoas negras. Também podem ser sinais benignos no leito ungueal (que fica embaixo da pele – é a parte da unha que cresce). No entanto, uma única faixa pode se tratar de melanoma maligno (câncer de pele). Portanto, nesses casos, é necessário consultar o dermatologista imediatamente.

5) Cavidade nas unhas: também chamadas de “unhas de colher”, podem significar deficiência de ferro no organismo, ou seja, o fornecimento de sangue não chega ao meio da sua unha para fazê-la crescer. Em alguns casos, esse tipo de unha pode ser sinal de doença cardíaca ou hipotireoidismo. É importante se consultar com um médico para descobrir que tipo de deficiência está por trás disso e qual a melhor forma de tratamento.

6) Depressões horizontais: se você teve um trauma recente (prendeu o dedo na porta do carro, por exemplo), essa pode ser a resposta para essas linhas profundas horizontais em sua unha. Caso contrário, tais depressões, chamadas linhas de Beau, podem ser sinal de algo mais grave: diabetes descontrolada, doenças circulatórias ou qualquer enfermidade associada a febre alta (como pneumonia ou caxumba). Se você não sofreu nenhum trauma na unha e possui as linhas de Beau, consulte um médico para diagnosticar o problema.
7) Estrias nas unhas: sulcos verticais que se assemelham a pingos de cera de uma vela provavelmente são um sinal de alterações hormonais, problemas de tireoide, estresse e/ou diabetes. O ideal é conversar com um médico sobre todos os seus sintomas para ele determinar o diagnóstico adequado.
Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário