Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Troque o sal por ervas e especiarias

As ervas são ótimas opções contra o sal e a hipertensão.


Troque o sal por ervas e especiarias

Reduzir o consumo de sal na comida e a ingestão de produtos industrializados é a primeira mudança de hábito contra a hipertensão.

O uso de ervas aromáticas e especiarias é uma boa dica para substituí-lo sem perder o sabor dos alimentos.
Existe uma infinidade de temperos que podem ser usados na cozinha em vez do sal. Por exemplo, o manjericão combina muito bem com o alho, o tomate, a berinjela, o pimentão e as abobrinhas. Além de ser o ingrediente principal do molho ao "pesto" feito à base de manjericão, alho e azeite de oliva.
Na hora de preparar ovos, no lugar do sal entram a cebolinha ou o ciboulette, ingredientes que ficam ótimos também com queijos e todos os tipos de salada. Carnes vermelhas, brancas, batatas, molhos e sopas ficam bem saborosos com salsa ou salsinha, tomilho, louro, entre outras iguarias.
Experimente também o curry em peixes e verduras, que aliados ao gengibre, curcuma, pimenta, coentro e cominho dão um toque especial aos pratos. A canela é outro ingrediente que passeia tanto em pratos doces quanto salgados. Já imaginou temperar um ensopado ou carne de cordeiro com canela?! Chefs renomados apoiam!
Veja abaixo outras especiarias que realçam a cor e o sabor dos alimentos, sem sal.
Alecrim
Esta erva é utilizada para dar sabor às carnes brancas e de cordeiro, e também ao tomate, berinjela, couve-flor, além de outros vegetais. Podem ser usadas as folhas frescas ou secas.
Estragão
Utilizado com carnes vermelhas.
Orégano
Utilizado para temperar molhos, pizzas e carnes vermelhas.
Louro
Utilizado para aromatizar ensopados, molhos e temperos
Coentro
Peixes, frutos do mar, carnes, aves, sopas, pães.
Açafrão
Molhos, carnes, sopas, pães e bolos. Evite colocá-la no começo do cozimento para que não perca a cor e o sabor.
Curry
Ideal para dar sabor a carnes, peixes e verduras. O curry pode ser feito de uma combinação de especiarias: gengibre, curcuma, pimenta, coentro e cominho.
Cominho
Tem um sabor muito forte e particular. Por isto, deve ser utilizado com moderação para que seu sabor não predomine demais sobre os outros ingredientes da receita. Carnes, aves, peixes, legumes, sopas, queijos e pães.
Pimenta
É o complemento ideal para todos os pratos salgados. Para temperar, o ideal é moer na hora de agregar na preparação.
Colorau
Dá um sabor picante à comida, ao mesmo tempo uma intensa cor avermelhada.
Cardamomo
Sopas, carne de porco, peixes, salada de frutas, doces, pães.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário