Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Metabolismo fica mais lento conforme a pessoa envelhece

Entre 40 e 60 anos as pessoas perdem aproximadamente 200 gramas de músculo e ganham 600 gramas de gordura por ano.


É comum escutarmos que conforme envelhecemos manter o mesmo peso fica quase impossível. 
Isto ocorre porque a partir dos 30 anos, a máquina humana começa a ficar mais lenta. O metabolismo basal, que é o valor de referência do quanto o corpo gasta de calorias para se manter, começa a ficar mais lento. A diminuição da musculatura e o maior acúmulo de tecido adiposo pode acontecer, mesmo sem ocorrer uma mudança no padrão alimentar. 
O declínio do metabolismo é consequência da progressiva mudança da composição corporal, potencializada pela diminuição dos hormônios sexuais, típica do envelhecimento após 40 anos, perde-se em média 10% da massa magra por década e, a cada ano, entre 40 e 60 anos, perdemos aproximadamente 200g de músculo e ganhamos 600g de gordura. 
E a dieta após 60 anos? Ela deve seguir os mesmo princípios: 

Qualidade

Prefira alimentos integrais. Os alimentos integrais são ricos em fibras que proporcionam uma série de benefícios para a saúde. Elas melhoram o trânsito intestinal, previnem o diabetes, controlam os níveis de colesterol, ajudam na perda de peso e são aliadas da imunidade e do coração. 
As gorduras boas também são importantes. Elas são importantes para a saúde do cérebro e alguns ácidos graxos tem ação anti-inflamatória. Outro cuidado importante é preferir as carnes magras, como peixes e aves, pois elas contam com menor quantidade de gorduras saturadas. 
Invista em frutas, legumes e verduras. Esses alimentos contam com boa quantidade de vitaminas e tem ação antioxidante, que irá diminuir o envelhecimento celular. 

Quantidade

Caso bata aquela vontade por um doce ou outro alimento, saiba que você pode comer de tudo, mas com moderação. Outra atitude interessante é fracionar suas refeições. Isto porque comer de 3/3 horas ajuda a aumentar a queima calórica.  

Outros cuidados

Só não pode esquecer-se de tratar doenças associadas como menopausa, infecção crônicas, insônia, hipotireoidismo, depressão cuja prevalência aumenta com a idade. E, sempre associar atividade física, principalmente favorecendo alongamento e musculação. 
Por fim, saiba que uma boa alimentação e pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar muito na manutenção da boa saúde e bem-estar nessa nova fase. 
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário