Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Aleitamento é decisivo para crianças se desenvolverem


O cumprimento das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à amamentação pode influenciar no futuro. Isto porque as mais de 200 substâncias que compõem o alimento são importantes, segundo a pediatra Dolores Fernandez, para o desenvolvimento do ser humano.
Os ácidos graxos presentes no leite materno, por exemplo, são essenciais para a formação do sistema nervoso central e a transmissão de sinais entre os neurônios. Já outros elementos, como a endorfina, acalmam o bebê, o que, segundo ela, diminui comportamentos violentos. "Essas crianças sempre serão mais carinhosas", diz a médica.
Segundo a pediatra, o leite materno também protege a mãe contra anemia pós-parto, câncer de mama, de ovário, e hipertensão arterial. "O leite é alimento, mas age principalmente como medicamento", ela define.
Além disso, a relação entre mãe e filho é estreitada com a amamentação. De acordo com a psicóloga Tarsila Leão, os benefícios emocionais, de vinculação com a mãe, são comprovados.
Conforme a especialista, as crianças amamentadas durante seis meses exclusivos e por um período total de dois anos apresentam desenvolvimento cognitivo superior. No Brasil, o tempo médio de amamentação é de 60 dias, segundo ela.
Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário