Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cranberry ajuda a tratar infecção urinária


Você conhece uma fruta chamada cranberry? É uma frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja. Estudos indicam que essa fruta, pouco conhecida no Brasil, pode prevenir a aderência de bactérias às paredes da bexiga, trabalhando contra infecções urinárias.

Os benefícios desta pequena fruta estão presentes em uma substância que impede a adesão de bactérias na parede da bexiga, em especial no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras de cistites.

Seu efeito foi descoberto pelos índios norte-americanos que já usavam a fruta para prevenir e tratar doenças do trato urinário há séculos, intrigando os cientistas que vêm estudando os potenciais benefícios do suco de cranberry para a saúde.

Sintomas da infecção urinária

A infecção urinária é causada por uma bactéria que se concentra na bexiga e na uretra. Caso não seja tratada, essa bactéria pode se infiltrar nos rins, podendo danificá-los. Os principais sintomas são:

Sensação de precisar urinar com frequência, mas pouca ou nenhuma urina realmente sai;
Dor/ardor ao urinar;
Febre;
Dor no abdômen e na região pélvica;
Urina turva ou de coloração anormal;
Mau cheiro.
Cranberry ajuda a tratar infecção urinária

O suco de cranberry equivale a um medicamento?

Não, mas faz muito bem para a saúde. No caso do indivíduo que já possua uma infecção urinária, é recomendado que o mesmo realize um exame de urina e urocultura e então tome os medicamentos necessários para o tratamento (sempre com acompanhamento médico).

No entanto, o suco ou cápsulas de cranberry são recomendados que sejam ingeridos na prevenção, evitando recaídas de infecção do trato urinário. Uma pesquisa realizada no ano de 2001, mostrou que houve uma diminuição de casos de cistites recorrentes em mulheres que tomaram o suco de cranberry.

Cranberry e seu poder antioxidante

Frutas vermelhas como: cranberry, morango, cereja, framboesa e mirtilo, contém vitaminas A, C e D, além de flavonoides, fitoquímicos com poderes antioxidantes.

Além disso, o cranberry contém muitos polifenois que protegem o coração e reduzem o colesterol no sangue.

Qualidades da fruta cranberry:

Fonte de antocianinas
Flavonoides
Catequinas
Triterpenoides
Ácidos (betahidroxibutírico, cítrico, málico, quínico, benzoico, elágico, hipúrico)
Vitaminas C
Fibras

Receita de suco de cranberry:

– 15 frutas de cranberry;
– Uma xicaca de chá de água de coco.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por cerca de 5 minutos. Beba em seguida.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário