Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

10 dicas simples para o seu filho comer melhor

Os bons hábitos dos pais são essenciais para os filhos comerem bem.


10 dicas simples para o seu filho comer melhor

Depois dos seis meses e de terminado o período de aleitamento materno exclusivo, a introdução de alimentos na rotina do bebê muitas vezes torna-se um pesadelo para os pais. Pois é grande a preocupação de como fazer seu filho comer bem.
Enquanto algumas crianças comem bem e tudo o que é oferecido, mesmo verduras, legumes e frutas, outras fazem cara feia para tudo o que é saudável.
Ou mesmo comem muito pouco.
Nessa matéria vamos tentar ajudar os pais nessa "batalha" que é fazer o filho comer bem.
Mas é importante que os pais sejam exemplos, não adianta oferecer verduras, legumes e frutas para as crianças se os pais não consomem esses alimentos.
- Evite oferecer líquidos durante a refeição: seu filho pode acabar comendo em menor quantidade, uma vez que os líquidos aumentam a saciedade. O ideal é que eles bebam suco ou água somente depois da refeição.
- Não reprima seu filho pela sujeira: quando seu filho começa a comer sozinho é normal derrubare comida no chão, sujar a roupa, entre outros. Mas não os reprima isso faz parte do desenvolvimento motor. Se gritar ou ameaçar a criança acabará relacionando a refeição a um momento ruim.
Quando o contato com a comida é prazeroso desde cedo, a criança tende a experimentar novos alimentos com mais facilidade.
- Leve a criança à mesa para que coma com todos: quando faz as refeições junto com os adultos, é mais fácil a criança querer comer as mesmas coisas que os adultos. Por isso, é também importante que a família toda tenha uma alimentação saudável.
- Não force seu filho a comer mais: se ele comeu uma boa quantidade, mas não comeu o prato todo que você preparou, não o force a comer mais. Ele provavelmente já está saciado. Mas quando a criança come muito pouco por vários dias é importante consultar o pediatra.
- Ofereça o mesmo alimento, de várias formas: seu filho não quer comer a cenoura cozida? Ofereça a cenoura crua, ralada.
- Estabeleça horários fixos para as refeições: dessa maneira as crianças não se queixarão de fome e os "beliscos" serão evitados.
- Se o seu filho recusar um alimento hoje, não desista: se você ofereceu banana para o seu filho hoje e ele não aceitou, não insista no mesmo dia, mas ofereça em outra oportunidade. Alguns especialistas dizem que só depois de 15 tentativas é que você pode ter certeza que seu filho realmente não gosta do alimento.
- Monte um prato colorido e atraente: assim como os adultos, as crianças também se sentem atraídas por um prato bonito, cheio de cor. Vale também usar a imaginação e montar carinhas e figuras com os alimentos.
- Ofereça alimentos pequenos: inclua nas refeições comidas que seu filho pode pegar com as mãos: cenoura baby, tomate-cereja, hortaliças cortadas em palito, ovo de codorna.
- Sirva as refeições em ambiente tranquilo: na hora da refeição evite brigas, reclamações e discussões, seja com a criança ou com outra pessoa. O ambiente estressante na hora da refeição pode fazer com que a criança associe esse momento a algo desagradável.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário