Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

melao-melancia-abacaxi

O alimento diurético é assim nomeado por aumentar o fluxo de urina e ajudar a renovar os líquidos corporaisexpelindo as toxinas de forma mais rápida e eficaz. Os alimentos que exercem a função diurética são ricos em magnésiopotássio e vitamina B6. Eles também auxiliam na regulação do peso corporal, e por isso, as frutas diuréticas podem ser boas aliadas para quem quer emagrecer. Por estes e vários outros benefícios, as frutas devem estar presentes nas refeições diárias de todos nós. Aconselha-se o consumo de duas a três porções diárias (procure variar nas opções e comer cada fruta com o maior intervalo de tempo possível).
 Separamos uma lista com as 7 frutas mais diuréticas. Confira :

Melancia: A Magali tinha razão! A melancia é riquíssima em água (150 g dela são compostos de 140 ml de água), potássio e magnésio. Graças a este fator, ela proporciona uma ótima ação diurética e também auxilia na prevenção de câimbras. Além disso, a melancia é uma fonte de licopeno, antioxidante que protege do câncer de próstata e de mama.
Melão: O melão é ainda mais rico em potássio do que a melancia e também possui grandes quantidades de água, sendo assim outro poderoso diurético natural. Contém propriedades antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres e retardam o envelhecimento precoce. Esta fruta também ajuda a proteger o coração : o potássio e as fibras presentes nela ajudam o organismo a absorver menos gorduras.
Abacaxi: Rica em fibras que dão saciedade, a fruta acelera o trabalho intestinal e acaba com o inchaço abdominal. É graças ao seu alto teor de potássio, manganês, magnésio e cálcio que o abacaxi é considerado como uma fruta diurética. É também rico em vitaminas A e C, além de outros nutrientes importantes, como a bromelina (enzima que facilita a digestão e possui ação anti-inflamatória).
Coco: A água de coco também é rica em potássio, magnésio e vários outros minerais que auxiliam na eliminação de líquidos no organismo. Além disso, é um repositor natural de eletrólitos, componente que ajuda na recuperação de atletas. Também pode ser um aliado contra a desidratação (especialmente de crianças e idosos) e no controle da pressão arterial.
Limão: O efeito diurético do limão é famoso, mas este efeito foi comprovado por estudos realizados na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Apesar da acidez, o limão não ataca o aparelho digestivo e possui uma ação cicatrizante, expectorante, antibactericida e desintoxicante. A fruta também possui enormes quantidades de vitamina C, potássio, manganês e fibras.
Fonte: Doutíssima

Nenhum comentário:

Postar um comentário