Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 8 de março de 2014

Data de validade: por que levar a sério?

Entenda porque os alimentos têm prazo para consumo e como conservá-los da melhor forma.


Data de validade por que levar a sério

Quem já não se pegou olhando o prazo de validade de um alimento no mercado? Diferente dos alimentos frescos, onde podemos ver pela aparência se o ingrediente está adequado - ou não - para o consumo, os produtos industrializados precisam conter essa informação.
Ao longo dos tempos diversas técnicas de conservação dos alimentos foram inventadas em prol do homem poder estocar sua própria comida: através do sal, da gordura, até a invenção da geladeira e dos conservantes químicos usados na indústria.
Porém, não existe ainda um método para tornar a comida eternamente comestível, e é aí que entra o prazo de validade: ele serve para o fabricante informar ao consumidor em quanto tempo o produto estará apto para ser consumido, de modo que suas características (odor, sabor e cor) estejam apropriadas e não causem danos à saúde.
Para a determinação desse prazo, são feitas análises em laboratório, onde os alimentos são submetidos a temperaturas muito baixas ou muito altas, até que uma das características acima saia do padrão.
Assim, é possível estimar quanto tempo essa degradação levaria para aparecer em condições normais, tanto no alimento fechado quanto naquele que já foi aberto (e quando isso acontece, aceleramos esse processo).
Mas por que respeitar os prazos de validade? Mesmo fechados, alimentos que estejam vencidos podem causar intoxicação alimentar, pois estão sofrendo a ação de microorganismos, que por sua vez liberam substâncias tóxicas; se estiverem abertos então, isso se potencializa!
Essa intoxicação pode causar diarréia, vômito, febre, o que pode levar à desidratação, e em casos mais severos, dependendo do estado nutricional da pessoa, até à morte. O mesmo pode ocorrer se o alimento é armazenado de forma inadequada (local com pouca higiene, fora da temperatura apropriada, embalagem aberta, etc).
Veja abaixo por quanto tempo estocar seus alimentos, estejam eles fechados ou abertos, e mesmo com sua validade dentro do prazo estabelecido:
Validade levada a sério
Além disso, tome alguns cuidados importantes para a boa conservação dos alimentos e da sua saúde também:
- No supermercado, preste atenção às promoções, pois geralmente os produtos ofertados estão próximos à data de vencimento;
- Confira a temperatura das geladeiras: para alimentos resfriados, deve ser de 8ºC e congelados, -18ºC. Se os congelados estiverem com a embalagem amolecida ou com raspas de gelo na parte de baixo, é porque sofreram alteração na temperatura ideal;
- Deixe esses alimentos sempre para o final das compras, e se possível, transporte-os dentro de uma bolsa térmica até a sua geladeira
- Em casa, descongele os alimentos com certa antecedência, deixando-os na geladeira, para que esse processo seja gradual, pois quando deixado em temperatura ambiente, sofrem rápida deterioração
- Procure não recongelar alimentos que já foram descongelados, pois a mudança na temperatura pode alterar as suas caracaterísticas, deixando-os mais expostos a possíveis contaminações
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário