Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 9 de novembro de 2013

Como tratar a gordura no fígado



A vida sedentária nos traz uma gama de novas doenças e complicações de saúde. A alimentação inadequada e a baixa queima de calorias faz com que o corpo acumule mais gordura do que necessita, podendo ocasionar prejuízos diretos a órgãos vitais, como o fígado.

A esteatose hepática, ou simplesmente acúmulo de gordura no fígado, é ocasionada pela má alimentação , como uma dieta rica em gordura, o consumo excessivo e regular de álcool, o uso de alguns medicamentos (que, de acordo com a sua composição e ação, podem estimular o acúmulo de gordura no órgão) e até certas infecções, inclusive às associadas aos vírus das hepatites B e C. Pode parecer simples mas se não tiver os devidos cuidados a esteatose pode evoluir para cirrose hepática e pode se tornar fatal.

Para combater a esteatose hepática é necessária a mudança de hábitos que ocasionam diretamente a doença: se é o alto consumo de gorduras, diminuir; se é a ingestão de bebidas alcoólicas, abster; e fazer atividades físicas regulares. Tudo mediante acompanhamento médico, exames e intervenções medicamentosas se necessário.
Se você já está com esse problema, siga as dicas abaixo e melhore sua saúde:

1 – Diminua o consumo de carboidratos: eles são os grandes vilões da história, pois se transforma em açúcar e gordura rapidamente no organismo. Isso não significa que precisa ser cortado definitivamente da dieta, mas que pães e massas devem ser ingeridos com moderação e restrição.

2 – Cuidado com as gorduras saturadas e trans: se o seu fígado já está cheio de gordura não convém sobrecarrega-lo ainda mais.  Se possível corte da alimentação as carnes vermelhas, manteigas, margarinas, frituras e biscoitos industrializados. Todos esses alimentos são carregados de calorias vazias e trazem apenas mais gordura para o corpo fazendo você e o seu fígado engordarem.

3 – Adicione fibras a sua dieta: fibras são forte aliadas no equilíbrio do corpo e eliminação de gordura.  A aveia, o farelo de trigo, as massas integrais, as frutas e verduras são fundamentais no processo de emagrecimento do fígado. Sejam in natura ou em receitas enriquecem a alimentação de forma benéfica a todo o organismo.

4 – Aposte nas gorduras do bem: sim, existem gorduras que podem (e devem!) ser ingeridas, como as encontradas no salmão, sardinha, atum, azeita de oliva extra virgem e nozes. Elas auxiliam no bom funcionamento do corpo e ajudam o fígado a emagrecer.

5 – Conte com a ajuda dos antioxidantes: são encontrados nas frutas e verduras e ajudam a limpar e renovar o organismo.

6 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas: pelo menos enquanto a inflamação não regredir se abstenha do álcool.

7 – Procure emagrecer de forma saudável: com um bom acompanhamento nutricional busque uma reeducação alimentar para um emagrecimento gradativo, saudável e definitivo.

Com esses cuidados você terá um fígado e um corpo saudável!

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário