Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 30 de março de 2014

9 dicas para cozinhar sem glúten

gluten

Cozinhar sem glúten pode ser um desafio e tanto, não vamos discordar. Contudo, com um pouco de planejamento e informação é mais do que possível pegar o jeito. Confira aqui 9 dicas ajudam nessa complicada tarefa de cozinhar sem glúten.
1. Quando sair às compras, SEMPRE leia os rótulos. O glúten pode estar em produtos onde você menos espera, desde doces, massas, molhos a medicamentos.
2. Não hesite em comprar livros de receita especializados em dietas sem glúten.
3. Ao trocar o tipo de farinha que você utiliza nas suas receitas, atenção. Cada uma possui características de gosto e comportamento diferentes. Receitas devem ser seguidas nos mínimos detalhes para que você consiga um bom resultado.
4. A farinha de arroz é a que possui o comportamento mais parecido com a farinha de trigo. Ela pode ser de arroz branco ou integral, e cada uma tem suas próprias características.
gluten
5. Bata mais as receitas com sem glúten. Isto porque as farinhas livres de glúten são mais pesadas, então quanto mais você bater, mais bolhas de ar entrarão na massa e ela ficara mais leve.
6. Evite restaurantes, mas se não tiver jeito, converse com um garçom ou com o responsável da cozinha e explique bem a sua situação.
7. Informe-se sobre a goma de xantana. Ela ajuda as receitas livres de glúten a crescerem propriamente.
8. Confira o peso dos ingredientes, pois o peso de alimentos sem a proteína do glúten é diferente dos outros. Ao invés de utilizar medidas como ½ xícara, procure utilizar o peso exato.
9. Evite a contaminação de glúten. Tenha certeza de que as superfícies e os utensílios de cozinha estão limpos de qualquer resíduo de alimentos com glúten.
Fonte: Doutíssima

Nenhum comentário:

Postar um comentário