Nem todos sabem, mas o excesso de sal na alimentação não prejudica apenas a pressão arterial, os rins e a tireoide. Seus efeitos podem atingir também a visão.
A hipertensão arterial pode provocar alterações nos vasos e artérias da retina e, sem tratamento, pode levar à perda da visão. O problema é que a grande maioria dos pacientes chega ao oftalmologista quando já houve o comprometimento da retina, já que a hipertensão arterial não apresenta sintomas. Em estágio inicial, o exame de fundo de olho (fundoscopia) permite o diagnóstico.
As alterações vasculares na retina provocadas pela hipertensão são causadas por: arteriosclerose, isquemia, hemorragia ou edema do disco ótico.
Em relação à tireóide, o excesso de iodo pode causar a inflamação da glândula (tireoidite), que, pode se manifestar como Orbitopatia de Graves, uma doença auto-imune que afeta a cavidade do olho. Há, ainda, pacientes com orbitopatia lipogênica (a órbita salta para fora), com orbitopatia miogênica (embora mais discreto, o deslocamento do globo ocular pode levar ao estrabismo, visão dupla, elevação da pressão intra-ocular e neuropatia ótica.
Entre as formas de prevenção, uma das recomendações é, além de reduzir a ingestão de sal, consumir alimentos ricos em Ômega 3, como semente de linhaça, castanhas e peixes como atum e salmão.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário