Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 21 de setembro de 2014

Confira os Benefícios da castanha da Índia


As sementes da castanha-da-Índia (Aesculus hippocastanum L.) são utilizadas em vários países no tratamento de varizes e hemorróidas. Elas contêm de 3 a 10% de uma mistura complexa de saponinas, tendo como principal componente a beta-aescina. As saponinas desencadeiam várias ações biológicas devido às suas propriedades tensoativas ocasionadas pela estrutura química que é constituída de uma parte lipofílica (que na aescina é do tipo amirina) e outra hidrofílica, devido à presença de açúcares. Na fitoterapia, as indicações são diversas, em casos de flebites, na prevenção de varizes, em tratamento de processos reumáticos, para o alívio dos sintomas das hemorroidas, graças a presença da escina e o esculósido presentes no extrato. Eles apresentam ações venotônicos e estimuladores da resistência capilar, aliviando dores e inflamações.


Muitas evidências confirmam a atividade da beta-aescina no tratamento da insuficiência venosa crônica. Estudos realizados em vários modelos animais evidenciaram que as atividades estão correlacionadas com a capacidade da beta-aescina de favorecer o transporte de íons nos canais de cálcio, diminuindo a tensão venosa. Outro mecanismo de ação proposto é a liberação de prostaglandina F2-alfa das veias, antagonista da serotonina e histamina. Os derivados cumarínicos agem nos distúrbios vasculares periféricos e nos edemas proteicos, retiram as proteínas do interstício e promovem a drenagem linfática. Os flavanóides possuem ação anti-inflamatória, por inibirem o ciclo da lipoxigenase e cicloxigenase.


A principal ação farmacológica da Castanha da Índia é sobre o sistema circulatório, particularmente sobre o sistema venoso. Seus ativos aumentam a resistência e o tônus das veias, diminuindo a fragilidade e a permeabilidade dos capilares. Essa ação resulta em vasoconstrição periférica, ativa a circulação sanguínea e favorece o retorno venoso. Suas indicações na fitocosmética variam na formulação de cremes e loções para embelezamento de pernas. Também indica-se como tônicos capilares e xampus voltados ao tratamento de queda de cabelo.


Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário