Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Betacaroteno contribui para pele saudável e protege a visão

Nutriente também é importante para os ossos, imunidade, cabelos e unhas.

Cenoura é uma grande fonte de betacaroteno - Foto: Getty Images
Cenoura é uma grande fonte de betacaroteno
Betacaroteno é um carotenoide. Carotenoides são pigmentos naturais encontrados em plantas e responsáveis pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, o vermelho do caqui, e o amarelo intenso da manga. Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo.  
A vitamina A pode ser obtida de duas formas. Aquela que é ingerida em alimentos de origem animal é chamada de retinol, e pode ser usada diretamente pelo corpo. Boas fontes de vitamina A-retinol incluem fígado de frango e de boi, leite integral e queijo. A vitamina A obtida de frutas e legumes vem sob a forma de carotenoide ou "pró-vitamina A", que é convertido em retinol pelo organismo. 
Além de sua ação antioxidante, o betacaroteno ajuda a manter a pele saudável e também desempenha um papel vital na saúde ocular, reduz o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral, degeneração macular e outras doenças relacionadas com a idade. Por sua ação antioxidante o betacaroteno fortalece o sistema imunológico, o que contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados. 

Benefícios comprovados do betacaroteno

Aliado da pele: O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela. 
Além disso, o betacaroteno contribui para um belo bronzeado. Isto porque ele ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar. 
O betacaroteno ajuda na uniformização do bronzeado, que ocorre de forma mais rápida e eficiente. Comer uma cenoura diariamente, tomar suco de laranja com beterraba e caprichar em saladas com folhas verde-escuras, ajuda a deixar a pele dourada devido aos carotenoides presentes nesses alimentos. Há mais de 600 pigmentos carotenoides encontrados em frutas e vegetais de cor verde, vermelha, laranja e amarela. Estes carotenoides são produzidos pelas plantas como uma forma de defesa à radiação solar e as pessoas também se beneficiam de sua ação antioxidante e protetora do DNA celular. 
Bom para os ossos: O betacaroteno ajuda no crescimento ósseo estimulando a produção de colágeno, que faz parte da matriz óssea para fixação dos minerais como cálcio, fósforo, magnésio e boro. 
Bom para a visão: O betacaroteno protege a superfície ocular (córnea) e as estruturas que compõem o olho. Esta ação melhora o olho seco e algumas conjuntivites inflamatórias. Ele é essencial para a visão e pode contribuir para reduzir a incidência de catarata junto com outros antioxidantes. 
Espinafre é rico em betacaroteno - Foto: Getty Images
Espinafre é rico em betacaroteno
Bom para a imunidade: Betacaroteno aumenta a capacidade do sistema imunológico, e assim as nossas defesas ficam mais competentes na luta contra micro-organismos invasores. 
Bom para o cabelo e as unhas: Como o betacaroteno contribui para preservar o colágeno, ele ajuda a pele e o cabelo a ficarem mais saudáveis. 

Deficiência de betacaroteno

Deficiência de betacaroteno e vitamina A é muito comum nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa de problemas de visão e cegueira evitável em crianças de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Os sinais de deficiência incluem cegueira noturna, olhos secos ou inflamados, perda de cabelo e irritação da pele. O betacaroteno e a vitamina A podem ser dosados no sangue para detectar a deficiência. 

A deficiência de betacaroteno reduz a capacidade antioxidante do corpo, pode prejudicar a visão e levar à cegueira, baixa a imunidade, prejudica o viço da pele, enfraquece unhas e cabelos e deixa de proteger o aparelho cardiovascular. 

Fontes de betacaroteno

As melhores fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, batata-doce, espinafre, couve, pimentão vermelho, mamão, caqui, manga, melão, melancia, damasco, goiaba e tangerina. 
Atingir boas quantidades de betacaroteno na alimentação é fácil. 100 gramas de cenoura crua contém 4 vezes a recomendação diária do nutriente. Já 100 gramas de batata doce tem 6 vezes a orientação de betacaroteno do dia. Por isso, para manter os níveis corretos de betacaroteno basta ter uma alimentação variada, com frutas, legumes e verduras sendo consumidos diariamente. 
Para aumentar a absorção e a biodisponibilidade do betacaroteno é sempre interessante incluir algum alimento gorduroso na refeição, como castanhas ou nozes no suco, e azeite na salada, no legume cozido e na sopa. 

Quantidade recomendada de betacaroteno

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (National Institutes of Health) recomenda a ingestão diária de 3.000 UI (unidades internacionais) para homens; 2.300 UI para mulheres; 1.320 UI para crianças com 0-6 meses de idade; 1.650 UI para crianças com 7-12 meses de idade; 1.000 UI para crianças com 1-3 anos; 1.320 UI para crianças com 4-8 anos; 2.000 UI para crianças com 9-13 anos.  

Suplementos de betacaroteno

O uso do suplemento de betacaroteno é recomendado quando são detectados os sintomas da deficiência do nutriente. No caso de pessoas que não ingerem frutas e vegetais a suplementação pode ser necessária, contudo, ela deve ser feita sempre com a orientação médica.  

Riscos do consumo em excesso de betacaroteno

Os riscos do excesso de betacaroteno são a hipercarotenemia, ou seja, a pele alaranjada, que é reversível após parar de usar o suplemento. Excesso de vitamina A sintética (não confundir com betacaroteno) em medicamentos como a isotretinoína (usado no tratamento de acne) pode causar problemas no fígado e até defeitos congênitos em bebês. 

Combinando o betacaroteno

É importante ingerir fontes de betacaroteno e também de vitamina C e de vitamina E. Isto porque os três nutrientes possuem forte ação antioxidante e agem de forma conjunta para proporcionar este benefício. 
Abóbora é uma boa fonte de betacaroteno - Foto:Getty Images
Abóbora é uma boa fonte de betacaroteno
As fontes de vitamina C são frutas e vegetais, sendo que as principais fontes são goiaba, kiwi, morango, goji berry, laranja, cranberry, caju, brócolis, couve de Bruxelas e pimentão. Já a vitamina E pode ser encontrada em diversos alimentos e óleos, como nozes, sementes e óleos vegetais como o azeite. 
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário