Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 18 de junho de 2011

Tomate



Valores Nutricionais 
Porção: 100 g
Kcal: 24
HC: 4.6g
PTN: 0.8g
LIP: 0.3g
Colesterol: 0mg
Fibras: 0.6g

Este legume, é na verdade o fruto de uma plante da família das Solanáceas, a mesma da batata. O tamanho e a cor dos tomates mudam conforme a variedade a que pertencem.

Além do tomate comum são três os variantes mais conhecidas: tomate de árvore, cujo formato lembra uma pêra e sabor levemente azedo; tomate caqui, também chamado de francês, que chega a medir 10cm de diâmetro com polpa grossa e um pouco ácida; e o tomate do mato, cuja planta cresce nos campos e jardins.

Destaque Nutricional: Antitóxico e laxante e ajuda o organismo a combater infecções. Diminui os índices de câncer de pâncreas e cervical. Rico em potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro. Fonte de vitamina C.
É uma fruta consumida cru ou cozida, contém poucas calorias e são ricos em vitaminas A, complexo B, C , potássio e substâncias como o licopeno intimamente relacionado com o beta caroteno, os agentes anticancerígenos do tomate. A maior parte da vitamina C está concentrada na substância gelatinosa que reveste as sementes.

Uma opção de consumo é na forma de sucos tanto natural quanto industrializados, lembrando que a vitamina C é perdida no processo de industrialização, sendo algumas marcas enriquecidas para aumentar o conteúdo dessa vitamina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário