A redução de até um terço no risco de ataques cardíacos pode ser alcançada com uma dieta saudável, descobriram cientistas da King's College London. Publicada na American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa acompanhou 162 homens e mulheres saudáveis, que não fumavam, com idade entre 40 e 70 anos. Um dos grupos seguiu uma dieta britânica tradicional durante 12 meses, enquanto outro se adaptou a hábitos mais saudáveis.
Com o consumo de peixe uma vez por semana, maior quantidade de frutas e vegetais e opções mais magras em substituição de produtos com alto teor de gordura, o grupo apresentou quedas significativas na pressão arterial, na frequência cardíaca e no cível de colesterol. O grupo também reduziu o consumo de sal e açúcar e substituiu bolos e biscoitos por frutas e nozes, segundo o jornal O Globo.
"Nossos resultados são baseados em pesquisas com pessoas de meia idade, ou mais velhas, saudáveis. Isso é importante, porque a maioria dos ataques do coração e dos AVCs acontecem em pessoas que não estão no grupo de alto risco. Nós mostramos que a adaptação à rotina alimentar proposta no guia, mudando os hábitos tradicionais (com alto consumo de gordura saturada, sal e açúcar, e pobre em fibras, peixe, frutas e legumes), pode diminuir substancialmente o risco", explicou Tom Sanders, um dos responsáveis pela pesquisa. Foi constatado também o emagrecimento do grupo com dieta mais saudável.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário