Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Levedo de cerveja reforça a imunidade

Este fungo também previne a diarreia, melhora o trânsito intestinal e ajuda na perda de peso.

Saiba tudo sobre o levedo de cerveja - Foto: Getty Images
Saiba tudo sobre o levedo de cerveja
A levedura da cerveja é um tipo de fungo (Saccharomyces cerevisiae) que cresce no lúpulo, planta trepadeira da família das canabidáceas, usado para fazer cerveja, daí o seu nome. O levedo de cerveja é um subproduto do processo de fermentação, com sabor ligeiramente amargo, cor amarela-acastanhada e odor característico. Ele contém uma variedade de nutrientes importantes e oferece uma enorme gama de benefícios à saúde. 

Principais nutrientes

A principal qualidade do levedo de cerveja é sua impressionante concentração de proteína de fácil digestão. Metade do seu peso é pura proteína: em 100 gramas de levedo estão contidas 50 gramas de proteína completa, ou seja, com todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso corpo não fabrica e que precisam ser ingeridos na alimentação. Isto torna o levedo uma fonte proteica excelente para todos e especialmente para vegetarianos e veganos.
A proteína é necessária para o organismo por inúmeros motivos, incluindo o crescimento e a reparação dos órgãos, músculos e células, proteção contra infecções, produção de enzimas e hormônios, e muitas outras funções. Para os praticantes de musculação esta oferta de proteína de fácil assimilação é bem-vinda e ajuda na hipertrofia e na recuperação pós-treino. 
O levedo apresenta níveis excelentes de vitaminas do complexo B. Ele é muito rico em B1, B2, B3, B6, folato, e contém doses modestas de B12. Todas estas vitaminas desempenham em conjunto um papel importante no metabolismo celular, produzindo energia e ajudando a manter a função cerebral. O complexo B também é essencial para a pele, unhas e cabelos bonitos e saudáveis. 
Além disso, as vitaminas B têm impacto na queima (oxidação) de gordura, no sono, na saúde do sistema nervoso e no stress, no cansaço físico e mental, na visão, no sistema digestivo e na função hepática. 
Levedo de cerveja ainda contém uma gama de minerais como cromo, selênio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e ferro. O cromo presente no levedo é bem absorvido e ajuda a manter os níveis de açúcar do sangue em níveis saudáveis. O selênio participa de muitas enzimas importantes para o metabolismo, dentre elas a glutationa, uma poderosa enzima com ação antioxidante. 

Benefícios do levedo de cerveja

Ação pró-DNA: O levedo é uma boa fonte de nucleotídeos (ou ácidos nucleicos), que são os blocos que formam o DNA e o RNA. O DNA dá a característica genética de cada organismo vivo, e o RNA é o mensageiro que carrega as instruções do DNA às células do nosso corpo. Assim o levedo ajuda a manter as células saudáveis, fornece mais energia, protege contra queda de cabelo, mantém a pele bonita, previne a degeneração macular senil, doença cardíaca e câncer, e melhora a função cerebral. 

Reforço no sistema imunológico: A betaglucana é um composto natural derivado de paredes celulares de fungos e leveduras, e tem sido estudada desde a década de 40. A betaglucana presente no levedo de cerveja ativa macrófagos (um tipo de glóbulo branco) e eles são a linha inicial de defesa do nosso sistema imunológico contra infecções e crescimento de tumores. 

Previne a gastroenterite: O levedo de cerveja atua na inibição do Clostridium difficile, uma bactéria resistente a antibióticos e que causa diarreia, de acordo com pesquisa da Universidade de Utah. Ele também inibe bactérias alimentares como a Salmonella e Escherichia coli, revelou um estudo publicado pelo Journal of Medical Microbiology. O levedo impediu a disseminação da Salmonella para o fígado e melhorou a função hepática, permitindo uma remoção mais eficaz de bactérias da corrente sanguínea. 

Ajuda a controlar os níveis de glicose e colesterol: De acordo com um estudo publicado em 2011 no Journal of Trace Elements in Medicine and Biology, o cromo, abundante na levedura de cerveja, baixou os níveis de glicose e colesterol. Ele melhora a tolerância à glicose e reduz a resistência insulínica. A pesquisa revelou que pacientes diabéticos que consumiram o levedo por um período de três meses tiveram uma drástica redução dos níveis de glicose, colesterol total e colesterol LDL. O cromo é um mineral que auxilia na degradação de carboidratos e gorduras para a produção de energia. Os participantes consumiram nove gramas (1 colher de sopa) de levedo de cerveja por dia durante 40 dias. Houve uma redução de 42% nos níveis de açúcar no sangue em jejum, e o LDL baixou 17%. 

O levedo de cerveja melhora o trânsito intestinal - Foto: Getty Images
O levedo de cerveja melhora o trânsito intestinal
Melhora o trânsito intestinal: O levedo de cerveja é um probiótico e assim ajuda a povoar o cólon com culturas de bactérias benéficas. Isto melhora a função digestiva e o trânsito intestinal, combatendo a constipação. Além disso, ele é rico em fibras solúveis, o que também colabora para um movimento intestinal saudável. 

Ajuda na perda de peso: O levedo de cerveja contribui para a perda de peso por ser rico em fibras e proteínas, nutrientes que proporcionam saciedade. Contudo, ele não faz milagres, é preciso que venha acompanhado de uma alimentação saudável, ingestão reduzida de calorias e prática de exercícios. 

Como consumir

 Por ter um sabor pronunciado o ideal é tomar o levedo de cerveja em pó ou em flocos misturado com outros alimentos. Acrescente na vitamina, no suco de frutas ou no iogurte. O café da manhã é um bom momento para ingerir o levedo e começar o dia cheio de energia. Ele também pode entrar na hora do lanche. Se você não tem problema com o sabor o levedo pode ser polvilhado em sopas.

Quantidade recomendada

 Uma colher de café é uma boa medida para começar, dobrando a dose a cada dois ou três dias até atingir a dose recomendada de uma a duas colheres de sopa por dia.

Riscos ao ingerir em excesso

Doses excessivas de levedo de cerveja podem causar diarreia, náuseas e gases.  

Interações do levedo de cerveja

O levedo de cerveja pode reduzir a glicemia de diabéticos que usam medicação. Quem usa uma classe de medicamentos conhecida como inibidores da MAO deve evitar, pois o levedo é rico em tiramina, o que pode levar a uma crise hipertensiva. Seu alto teor de nucleotídeos ricos em purina pode afetar quem tem ácido úrico alto e problemas renais. Mulheres grávidas e amamentando devem ter cautela para não exagerar na dose. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao levedo. 
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário