Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 1 de março de 2015

Benefícios e propriedades nutricionais do alface


Comum nos pratos de muitos brasileiros, a alface é a primeira coisa que pensamos quando alguém fala em salada. Rica em nutrientes e clorofila, a alface traz muitos benefícios para a saúde.
Pertencente à família Asteraceae, a alface pode ser usado como salada, ou ainda em pratos quentes acompanhando carnes e peixes, ou ainda refogada.

Muita gente pensa que, por ser um alimento verde claro, contém menos vitaminas e minerais do que os alimentos verde escuros, e por isso acaba sendo deixada de lado. Isso baseando-se no fato de que, normalmente, quanto mais viva é a cor do vegetal, maior a quantidade de fitoquímicos presentes. Mas quem pensa isso da alface está muito enganado. Ela é sim riquíssima em nutrientes. Confira nos tópicos a seguir.

Nutrientes
Com baixíssimo teor calórico, o alimento pode ser consumido em grandes quantidades sem causar prejuízos ao organismo, pelo contrário. A cada 100g de consumo, existem apenas 15 calorias aproximadamente, além de seu principal componente ser a água. Rico em carboidratos, fibras e proteínas, este alimento possui fibras dietéticas que, além de melhorar a digestão e regular o funcionamento intestinal, atuam na saciedade, sendo excelente para quem quer emagrecer.

Fonte de vitamina A, B, C, K e minerais como o cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo, o alface ajuda a eliminar as toxinas do corpo e melhorar o funcionamento do sistema imune. Por ser rica em vitamina K, ela atua no fortalecimento dos ossos, além de ter papel importante no aumento da densidade e força dos ossos devido a presença do cálcio e do fósforo.

Os antioxidantes, presentes na verdura, ajudam a proteger a pele contra os efeitos dos radicais livres, além de prevenir rugas, sinais de envelhecimento precoce e ajuda a formar mais colágeno. Além disso, possui baixo índice glicêmico e, segundo pesquisas, ajuda a desencadear a produção de insulina, auxiliando no monitoramento do nível de glicose.

Mais benefícios
Além de tudo que já foi dito, a alface ajuda a combater a insônia, previne anemia, melhora os níveis de colesterol, ajuda a fortalecer as vias respiratórias e combater resfriados, acalma dores musculares, combate a flatulência, entre outros.

Emagrecimento
Esse alimento pode ser auxiliar ainda em dietas, sendo excelente para aqueles que buscam o emagrecimento. Muito nutritivo e complementar para uma alimentação saudável, além de ser pouco calórica, como mencionamos acima, a alface ajuda a manter a saciedade, além de eliminar inchaços causados pela prisão de ventre.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário