Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Chocolate, pizza e batata frita viciam como nicotina


O consumo exagerado de chocolate, pizza, batata frita e outras guloseimas pode estar ligado à dependência, de acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Publicado pela revista PlosOne, o estudo sugere que doses concentradas de substâncias como gordura e açúcar, que são rapidamente absorvidas pelo corpo, viciam.
Para a professora-assistente de Psicologia do Food and Addiction Science and Treatment (FAST), Ashley Gearhardt, da Universidade de Michigan, o efeito no cérebro é semelhante ao do álcool e da nicotina, já que ativa o "sistema de recompensa no cérebro".
Ao jornal O Globo, o médico do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Amélio Godoy, afirmou concordar com a pesquisa. "Tanto o cigarro como a junk food ou o chocolate ativam áreas específicas do cérebro, e o prazer é imediato. Por isso o consumidor quer mais", disse.
O topo da lista de 35 itens é ocupado pelo chocolate, seguido do sorvete, batata frita, pizza, biscoito, salgadinhos e bolo. Os 15 itens mais viciantes são alimentos processados. "Como a absorção é rápida, o corpo precisa jogar muita insulina no sangue para dar conta do açúcar. Depois desse pico do hormônio, quando o sangue registra a queda brusca do açúcar, a pessoa fica com vontade de comer de novo e criar aquela mesma situação", explicou Thaianna Velasco, nutricionista funcional e membro do Conselho Regional de Nutricionistas RJ/ES.
Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário