Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cãimbras: como evitá-las?


As câimbras são contrações involuntárias dos músculos que podem durar até vários minutos e atingir vários músculos do corpo. 

Normalmente as contrações estão ligadas a atividade física intensa e apesar  da ligação que a maioria da população faz com a falta de potássio, às câimbras são causadas principalmente pela falta de cálcio e de magnésio além de hidratação inadequada levando a perda de sódio e potássio.

E o que fazer para evitá-las?

- nunca esquecer os alongamentos antes e após os exercícios para que os músculos fiquem mais flexíveis;

- manter a hidratação adequada, não esquecendo os líquidos antes, durante e após a atividade física.

- dar preferência aos alimentos fontes de cálcio: folhas verdes escuras ( couve, agrião, mostarda, espinafre e brócolis), leite e seus derivados magros, peixes como sardinha e salmão;

- consumir alimentos ricos em magnésio: frutas e hortaliças (abacate, banana, folha de beterraba, mandioca, quiabo, batata com casca, figo (seco), uva passa, soja, espinafre, couve, acelga, caju), grãos integrais (granola, aveia, farelo aveia, arroz integral, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral) nozes e sementes principalmente secas (amêndoas, castanhas, amendoim, soja, nozes);

E não se esqueça: caso as câimbras persistam procure um especialista!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário