Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 29 de abril de 2012

Vitaminas do complexo B: aliadas na guerra contra a gordura!


Você sabia que, para ganhar a guerra contra a gordura, as vitaminas do complexo B são grandes aliadas? 

Elas fazem parte de bons hábitos alimentares que ajudam seu corpo a usar a energia do alimento.

E, quando você usa a energia dos alimentos da forma correta, você pode queimar mais gordura e preservar a massa magra de uma forma muito mais eficiente.

Aqui você vai ler sobre três integrantes das vitaminas do complexo B que podem te ajudar ao combate contra aquelas gordurinhas indesejadas, mas antes, veremos o que as vitaminas do complexo B são exatamente.
Suas amigas: As Vitaminas do Complexo B.

São vitaminas hidrossolúveis, ou seja, são excretadas através da urina e podem ser rapidamente esgotadas de seu corpo por não haver um meio destas serem armazenadas. Por isso é muito importante que haja alimentos fonte destas vitaminas na sua dieta e algumas vezes é interessante que também haja suplementação.

O complexo B é formado por 8 vitaminas. São elas: Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3), Ácido Pantotênico (B5), Piridoxina (B6), Biotina (B7) Ácido fólico (B9) e Cianocobalamina (B12).  
As vitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

Elas atuam, geralmente, como parte de coenzimas, para participar, junto com as enzimas, do início e do controle de vários processos metabólicos, especialmente aqueles relacionados ao metabolismo energético. Uma enzima não pode funcionar sem sua coenzima específica. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade.

Devido a tais funções importantes no organismo, devemos sempre nos preocupar em ingeri-las na dieta. Algumas destas vitaminas são particularmente importantes para uma melhora no metabolismo e na conquista de um corpo ideal, e o porquê você verá abaixo:
Piridoxina: Vitamina B6

A vitamina B6, é uma vitamina importante e necessária para um bom metabolismo de proteína. A coenzima da vitamina B6 está associada com mais de 100 enzimas importantes para a quebra de aminoácidos dos alimentos e a conversão destes a outros aminoácidos. Esta coenzima também ajuda seu corpo a usar o glicogênio muscular para a obtenção de energia, que é especialmente importante durante o exercício físico. Sem glicogênio, seus músculos não conseguiriam manter um exercício físico. A quebra do glicogênio também é importante para manter a glicose sanguínea, que pode ficar muito baixa durante um longo exercício físico.

Outra função importante da B6 é a habilidade de diminuir as ações de hormônios glicocorticóides, tais como o cortisol, que se encontra aumentado em períodos de jejum, stress e exercícios físicos. Assim, com uma ajudinha da vitamina B6, seu corpo armazena menos gordura extra e não usa a preciosa proteína muscular para a produção de energia.

Devido à importância da B6 para o metabolismo de proteína, as necessidades diárias dependem da quantidade de proteína que você consome em sua dieta (aproximadamente 0.016g de vitamina B6 para cada 1g de proteína).

Entretanto, para quem pratica atividade física regularmente e tem as necessidades protéicas aumentadas, as exigências da vitamina B6 podem ser mais elevadas, dada a necessidade maior para a obtenção de energia e do metabolismo de proteínas. Estudos científicos mostraram que o exercício esgota os níveis de B6 no corpo e por isso devemos ficar atentos à ingestão desta vitamina. (Guilland JC e outros; Rokitzki L e outros).

Algumas das melhores fontes de B6 incluem cereais, batatas, bananas, grão-de-bico. Mas se você não está comendo estes alimentos em quantidades certas e/ou é muito ativo, você também pode tirar proveito da suplementação, que deve ser avaliada e estipulada por um profissional habilitado.
Cianocobalamina: Vitamina B12

A vitamina B12 é necessária na prevenção da anemia. Auxilia na formação e longevidade das células. Além disto, a vitamina B12 previne danos aos nervos, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais. É essencial para o funcionamento das células, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É necessária até mesmo para a formação de DNA e afeta a formação de mielina nos neurônios. 

As formas de coenzima da B12 trabalham no corpo para manter o desenvolvimento e as funções do cérebro e sistema nervoso. Essa vitamina também é necessária à digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos, ou seja, ela melhora a utilização da gordura e carboidratos ingeridos. Estudos demonstram que pessoas que não ingerem quantidades recomendadas de B12 sofrem de fadiga, depressão e falta de memória.

Os praticantes de atividades físicas podem ter uma baixa concentração de vitamina B12 no organismo devido ao metabolismo e à demanda aumentados para que esta vitamina repare o desgaste muscular normal que ocorre durante os exercícios físicos.

A vitamina B12 é encontrada somente em alimentos de origem animal, como leite e derivados, carne vermelha, ovos, peixes, aves e mariscos. Assim, os vegetarianos, ou os povos que não comem nenhum destes alimentos, devem adicionar suplementos para impedir a deficiência, enquanto praticantes de atividades físicas podem, também, tirar proveito da suplementação, que deve ser avaliada e estipulada por um profissional habilitado.

Biotina

A biotina é um co-fator essencial para diversas enzimas que atuam na produção e no metabolismo da glicose, gordura e proteína. Por exemplo, durante a produção da glicose do fígado (glioneogênese), uma enzima chamada piruvato carboxilase exige a presença da biotina para exercer suas funções.

A biotina é igualmente necessária para a quebra de aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina), e ácidos graxos.

Para quem se exercita frequentemente, aumenta a necessidade de ingestão de biotina por diversas razões:

• Metabolismo e perda aumentados desta vitamina na urina e suor;
• Maior atividade de enzimas mitocondriais para produção de energia e que conseqüentemente exigem maior degradação de biotina como co-fator;
• Necessidade aumentada para o reparo e a manutenção de tecidos;
• Ingestão de alimentos que exigem biotina para o seu metabolismo.

A biotina é encontrada, em pequenas quantidades, em muitos alimentos, mas as fontes mais ricas são ovos. 

Como você pode ver, a ingestão ideal destas vitaminas ajuda seu corpo a obter energia para o dia-a-dia e para se exercitar, de modo que você possa queimar mais gordura e construir mais músculos. 

E se você anda constantemente cansado, seu metabolismo pode estar lento e você pode não estar aproveitando da forma correta a energia dos alimentos que você come e, por sua vez, estará estocando mais gordura do que deveria em seu corpo. Sendo assim, siga uma boa dieta, calculada e balanceada por um nutricionista, e se necessário, uma suplementação também. Seu corpo irá te agradecer.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário