Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 28 de abril de 2012

Nutrição funcional restabelece o equilíbrio e bem estar do organismo




A nutrição funcional é um caminho eficaz para o tratamento de patologias e manutenção da saúde 

Para manter em harmonia as trilhões de células que formam os tecidos e os órgãos compondo os aparelhos e sistemas do organismo humano, precisa-se fundamentalmente de uma nutrição saudável. Porém, a realidade é outra, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% das doenças mais graves têm como causa a má alimentação ou os hábitos alimentares atuais.

Neste sentido, a falta de nutrientes, que varia de pessoa para pessoa, gera um desequilíbrio entre as células sobrecarregando o sistema imunológico que desencadeia doenças crônicas, como esclarece Natalia Cunha, nutricionista da Clínica Reacciona. “Essa deficiência pode gerar uma série de patologias, como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas - acne, queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, celulites, pele ressecada, alteração na performance física, entre outros”.

Diante disso, a nutrição funcional busca reverter este quadro, rastreando os sintomas, sinais e características de cada paciente, através da carência ou excesso de determinados nutrientes. “Para definir a melhor dieta, para cada pessoa, é necessário conhecê-lo individual e profundamente. Por isso, é realizada uma avaliação completa, incluindo os sinais e sintomas, hábitos alimentares, histórico de doenças, entre outros elementos”, frisa Natália.

Por outro lado é preciso estar atento para a eficácia da nutrição funcional. “Esta nutrição não está unicamente voltada para a contagem de calorias, consumo de diet e light, fibras, vegetais e legumes, mas sim, para as necessidades de cada individuo, de acordo com o metabolismo e a bioquímica”, aponta a nutricionista.

O tratamento com a nutrição funcional é contra-indicado, em um único caso, como explica Natália. “A única contra-indicação são para aqueles que não estão dispostos e abertos às mudanças no seu estilo de vida, principalmente com relação à alteração alimentar, pois utiliza-se de alimentos (em alguns casos suplementos alimentares) de acordo com a necessidade do paciente”.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário