Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 21 de abril de 2012

O desafio: Fazer seu filho comer frutas




Todo mundo sabe que as frutas são alimentos essenciais na alimentação de qualquer pessoa. Ricas em vitaminas, minerais, água, fibra, elas são os alimentos de sabor geralmente doce que nos trazem saudabilidade, proteção as doenças, previnem a obesidade infantil e garantem um bom desenvolvimento global do seu filhinho.

Infelizmente, com todas estas informações, o consumo do brasileiro de frutas é muito baixo. Comemos, em média, 1/2 fruta ao dia. E muitas crianças, quando chegam aos 2 ou 3 anos, quando seu apetite naturalmente diminui, diminuem sua frequência de consumo, comendo as vezes 1 fruta por semana! É muito, muito pouco.

Nosso pequenos deveriam consumir de 3 a 5 porções de frutas por dia, dependendo da idade de sua cria. Mas, se o seu pequeno torce o nariz pras frutas? Ou suas crianças são seletivas e vem com aquela conversa: só gosto de banana e morango.

Precisamos incentivar o consumo. E é claro, primeiramente, o exemplo é o maior incentivador. Papai e mamãe também tem que comer fruta para que o filhinho experimente também.

Para incentivar, a salada de frutas é um clássico. quantas vezes você prepara, ou pede para preparar uma salada de frutas? É fácil, rápido e geralmente, as crianças adoram, principalmente se podem ajudar na confecção da salada, misturando ou ajudando a cortar uma fruta mole com uma faca sem ponta.
E o visual da salada de frutas é muito importante!


Pode incrementar com granola, iogurte, farinha de linhaça (a dourada tem uma cor linda, você pode dizer que é ouro em pó!).


Ou pode fazer cozida, com uma calda feita com canela, pouco açucar.


Frutinha assada também é uma ótima pedida!

E a última dica, a mais especial..
Você já ouviu falar que o ótimo é inimigo do bom?
Pois é. Eu penso assim. Vamos imaginar uma criança lindíssima, que não gosta de frutas. Todos os dias, de sobremesa, come um docinho, um chocolatinho. E sente falta deste sabor depois da comida salgada. Vamos fazer a transição.

Como?
Derreta um pedaço pequeno deste chocolate. Pique a fruta e faça um mini fondue pro seu pequeno! Coloque o chocolate só na ponta da fruta, como na imagem.

Diminuímos a quantidade de doce e aumentamos a quantidade de frutas.

E leite condensado, pode?
Para fazer a transição, pode também. Cuidado com a quantidade! Uma colher de sopa (rasa) para uma xícara de frutas picadas é uma quantidade boa.

Mas nada como a frutinha in natura!

E aí, qual será a fruta do cardápio de hoje dos seus pequenos?

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário