Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 15 de abril de 2012

O Sabor já na infância


Fazer com que as crianças se alimentem bem nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando a oferta em questão é do tipo mais saudável, caso das frutas.
No Brasil, onde o clima tropical favorece o cultivo dos mais variados tipos desse alimento, as frutas podem ser adquiridas frescas, com facilidade e a um custo bastante atrativo (especialmente as típicas da época): sem dúvida um grande privilégio, uma vez que são ricas fontes de nutrientes.
Devemos consumir de 3 a 5 frutas por dia, para garantir vitaminas, minerais e compostos bioativos à saúde. Para que seus pequenos tenham o desejo e o hábito de ingerir frutas, você pode seguir dicas práticas e eficientes.
DÁDIVA NATURAL
As frutas são como presentes da natureza. Com cores, aromas, texturas e sabores diversos, muitas vezes nascem espontaneamente, sem que alguém precise cultivá-las. Como se não bastasse os muitos atributos, não há fruta que não seja fonte de benefícios para o corpo: protegem o coração, ajudam a emagrecer, saciam a fome, previnem tumores, desintoxicam o organismo e muito mais. Justamente por essas qualidades, a valorização do alimento deve começar no ambiente familiar.
O estímulo deveria partir dos pais, que muitas vezes não consomem frutas, o que acaba por dificultar a oferta aos filhos. Então, vamos aproveitar a oportunidade para incluir as frutas no seu hábito também.
DE OLHO NOS PEQUENOS
Para atender a uma demanda que tem muito potencial de crescimento, os produtores de frutas desenvolvem produtos específicos para o público infantil. A banana baby e a maçã para crianças são alguns desses exemplos. As frutas têm características específicas, como o sabor mais adocicado, além de serem mais fáceis de manipular.
TÁTICAS EFICIENTES
Mas e se a criança rejeitar a fruta? Negocie e faça substituições inteligentes: troque a guloseima da lancheira por uma salada de frutas, por exemplo. As crianças precisam de 8 a 10 vezes para reconhecerem e aceitarem um alimento diferente, por isso a persistência é fundamental. Ainda que ocorra resistência a oferta, não deixe de faze-la, pois o paladar muda e nunca se sabe quando a resposta será “sim”.
QUITANDA DE SENSAÇÕES
É possível que os mais jovens sequer conheçam o termos “quitanda”, mas seja nesse tipo de comércio ou em feiras livres, sacolões de hortifrutis ou supermercados, leve a criança para escolher junto com você as frutas que deseja experimentar. Permita que ela participe sempre que possível. Aliás degustações podem acontecer no próprio local, onde muitos estímulos visuais, de aroma e paladar podem ser explorados.
EXPERIÊNCIA DE CAMPO
Por morar em áreas urbanas, grande parte da nova geração não tem a oportunidade de colher frutas direto do pé. A experiência é garantia de muita diversão. Por isso, quando tiver a chance, leve a criança a sítios ou pomares onde possa experimentar a sensação positivamente ao consumo de frutas.
Outra alternativa para despertar o saudável interesse pelas frutas é prepara-las junto com os pequenos. Lavar, descascar, picar, montar, brincar: mostre como é cimples e gostoso preparar esses alimentos.
INICIATIVA POSITIVA
O Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) é uma organização que trabalha em favor do setor frutífero no país. Uma das iniciativas é o projeto “Saborosas Brincadeiras”, que promove eventos onde as crianças podem comer e se divertir com diversas frutas que são montadas como carinhas. Em meio à diversão, os pais também descobrem que apresentar aos filhos os alimentos de maneira lúdica favorece o consumo. Nem precisa ser artista para montar um prato atrativo: um pouquinho de criatividade pode tirar risos do pequeno e fazer com que ele devore as delícias saudáveis.
PAPINHA DOCE
Um jeito gostoso de apresentar frutas aos bebês logo que desmamam é utilizá-las como ingredientes principais de papinhas. Experimente misturar cores, sabores e texturas: mamão, banana, morango… e o que mais a criatividade e o bom-senso permitirem. Frutas mais densas como maçã, pêra e goiaba podem ir ao fogo branco com um pouquinho de açúcar para amolecer. Use mel e suco de laranja para adoçar e dar consistência à mistura.
FASES DA ALIMENTAÇÃO NA INFÂNCIA
ATÉ 1 ANO: Leite materno, início da mastigação, introdução dos primeiros alimentos.
1 ANO AOS 5 ANOS: Experimentação, evitar alimentos que engasguem, comer como ato social.
5 AOS 11 ANOS: Horários regulares para as refeições, resistência ao comer frutas e vegetais.
A PARTIR DOS 11 ANOS: Mais difícil mudar os hábitos alimentares, influência externas, mais sal e gordura.
NA COZINHA COM AS CRIANÇAS
Depois de trazer frutas fresquinhas da feira, convide a criança para preparar uma receita fácil, gostosa e nutritiva. Confira as opções e varie.
FRUTAS NA TIGELA
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
5 morangos picados
3 fatias de melão picados
2 mangas picadas
2 fatias de melancia picadas
1 maçã picada
1 cacho de uva rubi picado
1 copo de iogurte natural
Mel a gosto
Granola a gosto
Modo de Preparo
Junte todas as frutas em uma tigela e misture delicadamente. Reserve. Em um recipiente, misture o iogurte e o mel. Despeje metade do molho sobre as frutas. Se desejar, salpique granola. Sirva acompanhada do restante do molho ao lado, no qual as frutas podem ser mergulhadas.
GELATINA COM FRUTAS
Rendimento: 10 porções
Ingredientes
4 envelopes de gelatina sabor abacaxi
2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de laranja em cubos
1 xícara (chá) de cerejas picadas
1 xícara (chá) de manga em cubos
2 latas de creme de leite light
4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo
Prepare dois envelopes de gelatina conforme as instruções da embalagem e despeje em uma vasilha. Antes de levar à geladeira, adicione as frutas, misture e deixe gelar de um dia para o outro. Dissolva os envelopes restantes em 2 xícaras (chá) de água fervente e bata no liquidificador com o creme de leite e o açúcar até ficar homogêneo. Despeje esse creme sobre a gelatina com frutas e retorne à geladeira para endurecer. Leve ao banho-maria por 10 segundos, desenforme e sirva.
GELADOS DE MORANGOS
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
1 envelope de gelatina sabor morando
1 copo de iogurte sabor morango
10 morangos picados
Folhas de hortelã para decorar
Modo de Preparo
Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem e leve à geladeira até ficar firme. No liquidificador, coloque a gelatina já firme, o iogurte, os morangos e bata até ficar homogêneo. Despeje em taças individuais e leve à geladeira para endurecer. Enfeite com folhas de hortelã e sirva em seguida.
VITAMINA DE MAMÃO COM LARANJA
Rendimento: 1 porção
Ingredientes
2 xícaras (chá) de água
4 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
Gelo a gosto
1 xícara (chá) de suco puro de laranja
1 xícara (chá) de mamão papaia picado
Modo de Preparo
Coloque a água, o leite em pó, o açúcar e o gelo no liquidificador e bata até formar uma mistura uniforme. Acrescente o restante dos ingredientes e sirva em seguida.
DICAS PRÁTICAS
Confira as dicas que podem fazer a diferença no processo de ensinar a criança a ingerir frutas:
- Comer começa pelos olhos. Por isso, cuide da aparência da comida;
- Não adianta falar, tem que fazer. Dê o exemplo, consumindo fruta diante da criança;
- Tem hora para tudo, inclusive para comer;
- Padronize os hábitos alimentares;
- Respeite o tempo da criança;
- Não force, nem castigue. O pequeno não deve comer por obrigação e puni-lo pode provocar aversão ao alimento.
Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário