Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Você sabia que deficit de atenção, ansiedade e depressão podem ter ligação com a alimentação?

Confira a entrevista realizada pelo iSaúde Bahia com a nutricionista Vanessa Benbem.


iSaúde Bahia - Sintomas como deficit de atenção, ansiedade e depressão podem ter ligação com uma nutrição que não seja adequada. Que outros problemas associados podemos destacar?
"No nosso corpo existe um neurotransmissor, denominado serotonina, que dita o nosso estado de humor e, na sua ausência, ficamos irritados, mal-humorados e ansiosos".
Vanessa Benbem- Esses sintomas podem, sim, estar diretamente ligados com a má alimentação. No nosso corpo existe um neurotransmissor, denominado serotonina, que dita o nosso estado de humor e, na sua ausência, ficamos irritados, mal-humorados e ansiosos. A serotinoina pode ser estimulada através de alimentos que são fontes de carboidratos como: biscoitos integrais, legumes, chocolate amargo (com moderação), entre outros; também não podemos deixar de falar da tironisa, um aminoácido relacionado com a produção da dopamina e adrenalina, que promovem estado de alerta e alergia, e pode ser encontrado em aves sem pele, leguminosas, leite e iogurte desnatados, em castanhas e queijo magro.
iSB - A senhora afirma que essa falta de nutrição afeta a atividade cerebral. Como isso acontece exatamente?
Vanessa Benbem- Atualmente vários estudos já mostram que uma má alimentação interfere, sim, diretamente no desempenho cerebral. Sabe-se que a formação de uma memória resulta de modificações ativadas por um sinal nas conexões das redes neuronais, onde proteínas são produzidas e encaminhadas para desempenhar tais funções e melhorar a aprendizagem. O que acontece é que nosso corpo não produz todas essas proteínas que necessitam ser adquiridas através da alimentação, não somente as proteínas, mas as boas gorduras também são importantes para um bom funcionamento das funções cerebrais.
iSB - Que tipo de alimento é bom para a memória?
Vanessa Benbem- Como mencionado, os alimentos interferem diretamente nas funções do cérebro, entre eles  o ômega-3, presente em semente de linhaça, nozes e peixes, um componente estrutural das membranas celulares; os flavonóides, presentes no cacau, chá verde, ginseng, frutas cítricas que desempenham papel importante contra os oxidantes; as gorduras saturadas, encontradas em  óleo de semente de algodão, laticínios, carne, óleo de semente de palmeira, quando ingeridas dentro do recomendado, fornecem os lipídios formadores das membranas das células, lembrando que elas também podem elevar os níveis de LDL causando placa de ateroma e, por isso, um nutricionista deve ser procurado para ingestão corretas dessas gorduras. 
iSB- E para repor a energia?
Vanessa Benbem- Atualmente, em função da rotina atribulada e o estilo de vida cada vez mais corrido das pessoas, são necessários alimentos que espantem a falta de pique e driblem o cansaço e, por isso, é fundamental uma alimentação equilibrada, rica em alimentos que fornecem substâncias responsáveis por gerar energia para o funcionamento do organismo como é o caso da serotonina presente em arroz integral, laticínios e diversos legumes, além da dopamina e a noreprinefrina, substâncias que proporcionam mais energia e disposição e são encontradas em feijões, cereais integrais e laticínios. Segue a lista de alguns alimentos energizantes: cereais integrais, frutas, leguminosas, guaraná em pós, geleia real além de levedo de cerveja e mel de abelha.
iSB - Por falar em energia, a senhora condena o uso (ainda que esporádico) de energéticos como redbull ou similares, de vez em quando?
Vanessa Benbem- Diante da possibilidade de alimentos produtores de energia, é recomendada a restrição desses energéticos, uma vez que já se sabe que eles contêm quantidades de cafeínas que podem ser muito prejudiciais para a saúde, principalmente para pessoas com problemas cardiovasculares. Eles também possuem altas doses de açúcar. Outro fator preocupante é a combinação desses energéticos com álcool, o que pode levar a uma dependência.
iSB - E o café? Qual o seu imite?
Vanessa Benbem- Já se sabe que a cafeína presente no café é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e tem uma absorção muito rápida. Sua concentração atinge o nível mais alto entre 15 e 45 minutos depois do seu consumo. Recomenda-se que o café seja consumido apenas uma  vez ao dia, que pode ser acrescentado no café da manhã,  pois,  em quantidade adequada, esta bebida pode ajudar em algumas situações, como controlar aquele sono após o almoço ou mesmo para iniciar o dia com mais disposição.   
iSB - Existe algo indicado para a concentração?
"Através de uma alimentação colorida e variada, podemos fornecer os nutrientes específicos e necessários para manter o cérebro ativo e saudável, consequentemente melhorando a concentração".


Vanessa Benbem - Através de uma alimentação colorida e variada, podemos fornecer os nutrientes específicos e necessários para manter o cérebro ativo e saudável, consequentemente melhorando a concentração. Destacando-se entre eles o chá verde, o espinafre, a soja, que podem ser escolhidos por conter flavonoides que ajudam a circulação e o desenvolvimento de vasos sanguíneos, o que facilita a irrigação das células, inclusive as do sistema nervosos; pode-se optar  também pelas vitaminas do Complexo B presentes em  leite, ovos e peixes, alimentos que são importantes para o funcionamento regular e saudável do cérebro e essenciais para a manutenção das transmissões nervosas e para a formação de neurotransmissores, não se esquecendo de ingerir sempre um alimento a cada três horas, devendo-se dar preferência àqueles que contenham alguma fonte de proteína, já que sua digestão é mais lenta e podem mantê-lo satisfeito por mais tempo.
iSB- Quais seriam os exemplos de alimentos saudáveis que ajudam o estudante a se preparar bem nessa fase mais intensa de concursos, provas etc.?
Vanessa Benbem - Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial em todos os momentos da vida, sua quantidade e os alimentos corretos desempenham importantes funções que ajudam na concentração, memória e aprendizado. Durante períodos intensos, como realização de provas, uma alimentação equilibrada precisa ser seguida e, para isso, é necessário evitar períodos prolongados sem alimentar-se. Portanto, nunca faça somente almoço e jantar, comece seu dia pelo café da manhã, siga com um lanche pela manhã, almoço, lanche da tarde e jantar e, em alguns casos, o lanche da noite também é necessário.
Fonte: iSaúde Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário