Nessa página você vai conhecer as 4 principais sementes do mundo nutricional, todos os seus benefícios e algo de muito valor: você sabia que as sementes ajudam a emagrecer???
Talvez você pense que uma simples semente não tem importância alguma, porém esteja ciente que você está cometendo um tremendo engano.
As sementes possuem inúmeras vitaminas e sais minerais, os quais proporcionam ao nosso organismo antioxidantes, que agem de certa forma eliminando todas as moléculas liberadas pelo metabolismo, que como consequência possam danificar ou até mesmo matar nossas células.
Assim podemos agregar em nossa alimentação essas tão famosas "armaduras", de forma simples, acessível e de relevantes resultados.
Para ajudar você, criamos uma lista com as 4 principais sementes para emagrece, além disso, também como você poderá consumi-las e algumas dicas extras! Confira:
As 4 Principais Sementes para Emagrecer
1 – Semente de Gergelim
Sabe aquele tão sonhado corpo, todo desenhado?! Então, acabamos de encontrar um aliado, pois este possui nutrientes fantásticos, como por exemplo...
Ômega-3: é um ácido graxo, o qual diminui as inflamações que se originam daqueles micro-organismos, que fazem com que as células que produzem gorduras para a proteção do corpo sejam interrompidas.
Cálcio: Além de proporcionar vida aos nossos ossos, este impede em que nosso corpo absorva gorduras, e também, age impedindo o desenvolvimento das nossas células de gordura, assim permitindo o peso ideal , juntamente com o tão sonhado corpo perfeito.
Outros Benefícios da Semente de Gergelim
- Perda de peso.
- Saciedade prolongada.
- Melhoramento no trânsito intestinal.
- Metabolismo regulado.
- Colesterol normalizado.
- Capacidade de melhorar cabelo.
- Redução da pressão arterial.
- Saúde ao coração.
- Elasticidade da pele.
- Saúde Bucal.
Como consumir o Gergelim
Quando triturado pode ser utilizado no lugar do sal, pelo fato de ter um gostinho meio que salgado, principalmente recomendado para hipertensos.
Pode também ser consumido em saladas, molhos, sucos, pães, bolachas, existe o óleo de gergelim, ou ainda na tão famosa pasta árabe, Tahine, feita à base de gergelim, para ser consumida com pão.
Qual a quantidade diária recomendada?
Uma colher de sobremesa da semente ou do óleo.
Dicas extras
- Consumir muita água, pelo fato de concentrar alto teor de fibra, podendo desregular o intestino.
- Nunca em excesso.
- Gestantes devem procurar orientações médicas.
2 – Semente de Quinoa
Essa semente é considerada uma excelente opção ao fazer uma dieta para emagrecimento, pelo fato, de possuir a menor quantidade calórica comparada com outros grãos possui cerca de 330 calorias em 110 g , quantidade parecida com a do arroz.
Outros Benefícios da Semente de Quinoa
- Saciedade.
- Emagrecimento, por conter fibras que ajudam no processo digestivo.
- Aumento da massa muscular, devido gerar concentração de proteínas.
- Redução do colesterol.
- Prevenção de doenças cardiovasculares.
- Substitui o ferro, contém mais ferro do que um feijão comum.
- Eleva a imunidade
- Ajuda o cérebro.
- Recomendada para celíacos.
- Contém alto teor de cálcio, fortalecendo os ossos.
- Auxilia na cicatrização.
- Fortalecimento do sistema nervoso.
- Prevenção da hipertensão.
Como consumir a Semente de Quinoa
Pode ser usada substituindo a farinha de trigo, Também podendo ser consumida em saladas, sopas, leite, sucos, iogurte, etc...
Qual a quantidade diária recomendada?
De uma à duas colheres de sopa.
Dica extra
- Recomendada no lanche pós-treino.
3 – Sementa de Linhaça
Existem dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. Porém as duas proporcionam valores nutricionais semelhantes, podendo variar somente pelo lugar em que foi cultivada.
Assim, conhecemos ela por vários motivos, mas principalmente por ser parceira ao emagrecimento, pelo fato que suas fibras trabalham no organismo de forma em que seja liberada a glicose lentamente no sangue, não precisando liberar tanta insulina e sentindo menos fome, consequentemente diminuindo toda a gordura acumulada no corpo.
Outros Benefícios da Semente de Linhaça
- Emagrecimento.
- Saciedade.
- Anti-inflamatória.
- Ajuda o sistema imunológico.
- Faz bem ao coração.
- Controla o diabetes.
- Fortalece os ossos.
- Protege de alguns tipos de câncer.
- Ajuda a prevenir os sintomas da menopausa.
- Pele lisa.
Como consumir a Semente de Linhaça
Sucos, saladas, café da manhã, sopas, feijão, iogurte, Leite, etc...
Qual a quantidade diária recomendada?
Uma à duas colheres de sopa.
Dica extra
- Melhor forma de consumir a linhaça é triturada, pois pelo fato de sua casquinha, ser grossa, ela não é totalmente digerida pelo nosso organismo, deixando de nos proporcionar a maioria dos nutrientes existentes nela.
4 – Semente de Chia
Há milhares de anos essa sementinha já era consumida pelos primeiros povos, porém somente recentemente, alguns estudiosos se interessaram em aprofundar os conhecimentos sobre esta, e realmente todo esse esforço valeu à pena, pois desvendaram a tão grandiosa sementinha do poder.
A semente de chia, diferentemente da linhaça que deve ser triturada para se obter melhores recompensas, pode ser consumida normalmente como se apresenta.
Ela tem grande potencial para ser agregada em uma dieta, pela sua facilidade deaumentar de volume quando entra em contato com um líquido, assim, chegando ao estômago fará com que produza um certo tipo de gel, o qual trará a sensação de saciedade, reduzindo a fome, e consequentemente a ingestão de alimentos indesejáveis, ou em excesso.
Possui alto teor de fibras, ômega 3 e 6, rica em nutrientes e minerais como ferro, zinco, magnésio, fósforo, zinco, entre outros.
Outros Benefícios da Semente de Chia
- Redução de peso.
- Saciedade.
- Melhoramento da flora intestinal.
- Diminuição do colesterol ruim (LDL).
- Aumento do colesterol bom (HDL).
- Previne doenças cardiovasculares.
- Ajuda no sistema imunológico.
- É anti-inflamatória.
- Auxilia na prevenção de doenças degenerativas.
- Previne o câncer colo-retal.
- Controla glicemia e diabetes.
- Tem forma de absorção fácil.
- Elimina gorduras.
Como consumir a Semente de Chia
Pode ser consumida juntamente com sucos, saladas, iogurte, sucos, pães, sopas, bolos, etc...
Qual a quantidade diária recomendada?
Uma à duas colheres de sopa
Dicas extras
- Ingerir de 30 à 40 minutos antes da refeição, em especial ao almoço, pois assim a sua digestão trará sentimento de saciedade, deixando assim, a fome de lado.
Fonte: Medidas Perfeitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário