Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alimentos contra enxaqueca


Os alimentos podem te ajudar na prevenção contra a enxaqueca


Alimentos contra a enxaqueca

A enxaqueca costuma ser causada por alguns fatores como cansaço, estresse e até uma má alimentação.
Quem sofre com a doença deve procurar um médico para fazer o melhor tratamento.
No entanto, alguns hábitos alimentares podem reduzir as crises.
A escritora Wendy Green, em seu livro "50 Coisas que você deve fazer para lidar com a Enxaqueca", ressalta a importância de hábitos saudáveis que previnam o mal estar, muitos deles ligados à alimentação.
Ela descreve, por exemplo, levar em consideração os seguintes hábitos: o que você comeu nas últimas 24 horas que antecederam a crise de enxaqueca? Você tomou vinho, sucos industrializados, chá ou café?
É necessário anotar os detalhes do que foi ingerido no dia a dia, para diagnosticar o que pode ter causado as crises.
Wendy ainda sugere os melhores alimentos que combatem a dor.
Arroz, frutas, nozes, queijos, iogurtes, verduras, pães integrais, grãos e cereais, leite desnatado e carnes e peixes magros são alimentos que proporcionam bem estar, porque são fontes de carboidratos e triptofano, substâncias que estimulam a produção de serotonina, promovendo bem estar.
Dos embutidos e em conserva, porém, você deve passar longe. E nunca fique mais de quatro horas sem comer, pois pular refeições baixa os níveis de açúcar, provocando a dor.
Aveia, feijão, batata, ervilha, verduras, sementes e purê de tomate, alimentos ricos em magnésio que são aliados contra a dor. Evite o excesso de bebida alcoólica, que afeta a absorção do nutriente.
Além disso, beber bastante água também ajuda a amenizar as crises. Se você não toma chá, café ou refrigerante à base de cola, uma xícara ou copo ajuda a cortar a enxaqueca.
É que a cafeína contrai as veias dilatadas ao redor do cérebro e aumenta a eficácia dos analgésicos. Já quem tem o hábito de ingerir essas bebidas e para, sofrerá, porque os vasos sanguíneos tendem a dilatar. O ideal é controlar o consumo da substância, não ultrapassando três xícaras de café por dia.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário