Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hambúrguer de Quinoa


Ingredientes
½ xícara (chá) de quinoa 
2 xícaras (chá) de água 
1 colher (sopa) de óleo 
1 cebola pequena bem picada 
1 abobrinha pequena ralada grossa 
½ xícara (chá) de cenoura pequena ralada grossa 
1 gema de ovo 
3 colheres (sopa) de farinha de rosca 
1 batata sem casca cozida amassada 
Sal marinho e pimenta a gosto 
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Preparo
Cozinhe a quinoa na água até que fique al dente. Escorra bem e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione a abobrinha e a cenoura. Refogue por mais dois minutos. Retire do fogo e misture a quinoa, a gema, a farinha de rosca e a batata. Tempere com o sal e a pimenta. Divida a massa em seis porções. Com as mãos, achate-as, fazendo a forma de um hambúrguer. Grelhe os hambúrgueres em uma frigideira aquecida e levemente untada com azeite dos dois lados até ficarem dourados. 

Dica: sirva com legumes cozidos no vapor e passados em azeite e salsa picada. 

Rendimento: 6 porções
Valor calórico: 145 kcal por porção 

A quinua é fonte de aminoácidos essenciais, fundamentais para a formação de proteína de alto valor biológico. A proteína, por sua vez, é um nutriente essencial à construção de músculos e tecidos, além dos anticorpos, importante para que a criança se desenvolva de maneira saudável. 

Outra vantagem é ser isenta da gordura saturada presente nas carnes, que, em excesso, pode ser prejudicial à saúde (especialmente cardiovascular). Ao contrário: a quinua possui ômega-3, uma gordura protetora das artérias! 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário