Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 17 de agosto de 2013

Dieta para colesterol alto

Alimentação equilibrada ajuda a controlar excesso da substância no sangue


Quem está com o colesterol alto deve ter muitos cuidados com a alimentação. Por isso, vamos mostrar as opções de alimentos que devem ser inseridos e retirados do cardápio diário. Fique atento às dicas e tenha refeições mais saudáveis.
Ele tem fama de vilão e pode ser encontrado em muitos alimentos do nosso dia a dia. O colesterol LDL, por mais temido que seja, é indispensável no nosso organismo, participando de diversas funções importantes, mas este nutriente se transforma em perigo quando seus níveis estão acima do indicado ou quando existe um fator de risco genético.
Quem precisa controlar a quantidade de colesterol ou já tem um histórico familiar de doenças cardiovasculares deve prestar atenção nos alimentos de origem animal que anda consumindo. Por isso, veja como você pode fazer suas refeições mais saudáveis:
-Queijos e leite são alimentos que a maioria das pessoas consome no café da manhã. O problema é que todos eles são ricos em colesterol, no entanto, talvez a saída não esteja em parar de ingeri-los, e sim, substituí-los para um menor consumo do nutriente prejudicial. Os queijos também são grandes fornecedores de colesterol LDL, por isso, dê preferência aos tipos com menor teor de gordura, como o cottage e o ricota.
-No almoço, as carnes são obrigatórias nos pratos de muita gente, mas é preciso ficar de olhos bem abertos quanto à quantidade e ao modo de preparo delas. As carnes vermelhas, como a picanha, por exemplo, devem ser preparadas sem a faixa de gordura, já que esta é absorvida pela carne. Se você tem problema com alto colesterol, opte por carnes mais magras, como peixes e frango sem pele.
Colesterol bom
Alguns alimentos também podem ajudar a controlar o colesterol. Os ricos em fibras, como as verduras, e em HDL, o colesterol bom, ajudam a reduzir a taxa do LDL no sangue. Além disso, nunca deixe de praticar exercícios físicos, eles melhoram não só o nível de colesterol, mas também a sua qualidade de vida.
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário