Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Levar marmita para o trabalho requer cuidados especiais


O Hospital das Clínicas e o Incor (Instituto do Coração) fazem um alerta sobre os cuidados na preparação e no transporte de marmitas de casa para o trabalho para evitar contaminação e intoxicação alimentar. A nutricionista Lara Natacci, do programa Meu Prato Saudável ensina que não se deve colocar na marmita alimentos fritos ou que levam molhos ou ovos.
Segundo a nutricionista, estes produtos têm maior probabilidade de estragar e podem contaminar o restante da comida. Outra dica que a especialista dá é temperar a salada apenas na hora de comer.
O ideal é que metade da marmita seja preenchida por verduras e completada com carboidrato (arroz, batata ou massas), proteínas (feijão, soja, lentilha, ervilha ou grão de bico) e carne bovina, frango ou peixe.
A especialista recomenda que, antes de montar a marmita, é necessário colocar os alimentos em um prato. Este procedimento facilita na hora de calcular a quantidade de cada alimento.
— É importante colocar uma fruta para a sobremesa.
Os recipientes que a comida é colocada também devem ser bem escolhidos. O tradicional alumínio pode alterar a composição do alimento, enquanto o plástico não pode ser aquecido no micro-ondas. Segundo a nutricionista, a melhor opção é um recipiente de vidro, que pode ser colocado no micro-ondas e é de simples higienização.
— Se o trajeto até o trabalho for longo, o ideal é acondicionar o recipiente em uma bolsa térmica. Assim, é possível manter a temperatura dos alimentos e evitar que sofram alterações no sabor, cor e textura, ou até mesmo que estraguem. Saquinhos de gelo podem ajudar.

Fonte: Instituto Geralda Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário