Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 25 de agosto de 2013

Fazendo faxina no corpo

suor-colorido-3
Nosso corpo é como nossa casa, e como tal, temos que estar constantemente lavando e desinfetando para manter um ambiente saudável.
Mas como, porque  e quais são os órgãos e sistemas que agem para a limpeza do corpo?
Nosso corpo trabalha 24h, sem direito a férias, para eliminar substâncias que não são assimiladas ou que são prejudiciais ao seu funcionamento, a começar pelas nossas próprias células.
As células são responsáveis por produzir muitos resíduos que devem ser eliminados constantemente. Esses  resíduos são chamados de excretas ou seja, toxinas resultantes de produtos finais do metabolismo, substâncias ingeridas diariamente dos alimentos, drogas e até aquelas presentes nos  líquidos consumidos. Temos também substâncias tóxicas provenientes do ar que respiramos.
Imaginem que são conhecidas quatro milhões de substâncias tóxicas, das quais três milhões tem uma alto grau de toxicidade (aqui estamos falando da poluição do ar e dos pesticidas utilizados contra as pragas na agricultura). As toxinas, além de danificarem as células , causam desequilíbrio nos processos metabólicos, gerando disfunções orgânicas que, aos poucos, vão minado nossas resistências e adoecendo nosso corpo, atingindo inclusive nosso humor. O excesso de toxinas altera a produção de hormônios e de neurotransmissores como a serotonina, responsável pelo sensação de bem estar. Desequilíbrios emocionais causam estresse e também liberam grande quantidade de radicais livres no organismo, que danificam às células do corpo e aceleram o processo de envelhecimento. Quem já não ouviu um caso de pessoas que passaram por processos grandes de estresse e “da noite para o dia” ganharam cabelos brancos” ou ficaram envelhecidas?
mascara-de-colageno-contra-olheiras-e-envelhecimento-precoce_MLB-O-3075353931_082012
O processo de limpeza é constante e não há nada que possa mudar no seu ritmo no sentido de acelerar a desintoxicação. O que podemos fazer é reduzir a frequência e a quantidade de alimentos sabidamente tóxicos para que o organismo, com seu ritmo normal, possa realizar o seu trabalho de limpeza.
Eliminar substâncias nocivas do organismo não é tão fácil quanto parece, vários sistemas estão envolvidos. Vamos então aprender mais sobre esse processo.
Intestino grosso:
Faz a limpeza através das fezes, que são resíduos dos alimentos. Nosso intestino grosso é um grande ponto de partida para doenças, pois é nele que se acumulam grande parte das toxinas que, quando não são eliminadas, favorecem o crescimento de bactérias, fungos e vermes.
Fatores que dificultam a eliminação de substâncias tóxicas:
- Ritmo intestinal lento:
Faz com que as toxinas acumuladas migrem para a corrente sanguínea . O acúmulo também favorece a formação de gases que irritam e aumentam o volume do intestino tornado o trânsito intestinal ainda mais lento.
- Alimentação pobre em fibras:
As fibras aumentam o volume das fezes fazendo a limpeza do intestino. Quando a ingestão de fibras é insuficiente, as fezes ficam retidas no intestino grosso, fazendo com que haja reabsorção de líquidos e endurecimento do bolo fecal, consequentemente o acúmulo dessas toxinas vai prejudicar a irrigação e a drenagem do sangue, além de poder resultar em divertículos, pólipos e hemorroidas.
grãos
Pele:
A pele é considerada o terceiro rim e é o nosso maior órgão do corpo. A eliminação de toxinas é feita através do suor e pela renovação constante do tecido.
O suor contém água e outras substâncias, como uréia, ácido úrico e cloreto de sódio (o sal de cozinha).
Rins:
O rim é responsável pela eliminação de produtos tóxicos e controle de substâncias na linfa, sangue e líquido extra celular.
Temos que ressaltar a importância do papel da água na função dos rins , como fator fundamental na eliminação das toxinas, sem ela a concentração de substancias toxicas aumenta no sangue.
Só para se ter uma ideia, eles filtram uma média de 180 litros de sangue por dia para mante-lo limpo.
images
Sistema respiratório:
Sua função é captar oxigênio de atmosfera e eliminar o gás carbônico. Se houver falha nessa troca haverá acumulo de gás carbônico nos tecidos. Você sabia que as toxinas  provenientes do intestino, podem também se acumular nos pulmões e causar inflamações?
Sistema linfático:
A maioria das pessoas já ouviu falar em drenagem linfática e algumas pessoas, quando  fazem essa drenagem manual com um profissional, se sentem bem, desinchadas e mais leves. Mas nem todo mundo conhece o papel do sistema linfático no organismo.
A função desse sistema é fundamental no processo de desintoxicação do corpo já que sua função é coletar e drenar o excesso de líquido intersticial (líquido que fica entra as células).
O sistema linfático drena produtos finais do metabolismo das células como: células  mortas, glóbulos vermelhos que saíram da corrente sanguíneas, vitaminas e gorduras que não são absorvidos no processo de digestão afim de devolvê-los ao sangue e até metáteses de células tumores,  mantendo assim o equilíbrio dos fluidos no corpo.
O sistema linfático atua também no sistema  imune, impedindo que a linfa lance micro organismos como bactérias, fungos e vírus na corrente sanguínea, já que antes disso eles passam dentro dos linfonodos e lá são destruídos. Os linfonodos são os filtros por onde a linfa passa antes de chegar à corrente sanguínea.
Benefícios da Drenagem Linfática:
- Desintoxica o organismo
- Elimina líquidos acumulados entre as células
- Ativa o sistema imunológico
drenagem
Todos os sistemas são independentes, mas todos devem estar em equilíbrio entre eles. O mau funcionamento de qualquer um deles vai fazer com que substâncias nocivas fiquem circulando no organismo banhando áreas frágeis que, com o tempo, vão causando desequilíbrio e gerando doenças.
Em resumo, para ter um organismo protegido e com boa eliminação de toxinas é necessário que o trânsito intestinal esteja com ritmo normal. Procure disciplinar o horário da evacuação, observe suas fezes, se estão ressecadas ou não, se você esvazia satisfatoriamente o intestino. O intestino revela muito o que nós comemos.
Pratique exercícios com regularidade, pois, além de favorecerem o bom funcionamento do intestino, também ajudam na eliminação de toxinas pelo suor. A eliminação de toxinas melhora a disposição física e mental.
Uma dica boa para manter a pele saudável, é a escovação a seco com bucha ou escova vegetal no sentido das extremidades para o centro do corpo e em seguida uma ducha fria. Esse processo elimina células mortas e gordura que podem impermeabilizar a pele e aumentar a aderência de poeira e toxinas. Além disso esse processo ativa a circulação sanguínea e linfática pela massagem, melhorando a oxigenação.
Esfoliacao
Beba água  e dissemos ÁGUA, ela  é de vital importância para todo o organismo. Cerca de 2 litros ao dia parece ser suficiente, mas observe a coloração de sua urina, aprenda a se observar.
Aprenda a respirar adequadamente e trate bem suas vias respiratórias para que o gás carbônico seja bem eliminado.
Durma bem, pelo menos 7 horas por noite ajuda o organismo a descansar, a refazer as células e equilibra o sistema nervoso.
Procure se manter equilibrado emocionalmente , o estresse é grande responsável por gerar toxinas no organismo.
É muita coisa, né gente? Mas é isso aí: comer bem, fazer atividade física com regularidade, respirar adequadamente, beber mais água, dormir o suficiente e se equilibrar emocionalmente. Só!
Cuidem-se!
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário