A expectativa de vida das pessoas está cada vez maior e a grande preocupação dos profissionais da saúde em relação ao envelhecimento da população é com a qualidade de vida que teremos nesta fase. Não basta morrer mais tarde, temos que manter nossa independência e impedir o avanço das doenças crônico-degenerativas. Diante disso, a alimentação e a nutrição são de suma importância. Quando abordamos o tema envelhecimento esbarramos na questão do controle dos sinais do envelhecimento e prevenção do aparecimento destes sinais, assim a estética continua a predominar em todas as fases da vida com a busca por tratamentos estéticos que movimentam a indústria da beleza.
É interessante observar que a alimentação e o estilo de vida saudável das pessoas (dormir bem, não fumar, horas de lazer etc) promovem o retardo dos sinais do envelhecimento, inclusive o cutâneo. As rugas e as marcas na pele ocorrem, por fatores intrínsecos (redução dos telômeros, diminuição do sistema de reparação celular, aumento da exposição celular aos radicais livres resultantes do metabolismo) e extrínsecos (exposição à radiação solar, dieta pobre em nutrientes, dieta rica em compostos pro-oxidantes, baixa hidratação, presença de doenças). Dessa forma, a alimentação saudável previne o envelhecimento da pele ao controlar fatores extrínsecos do envelhecimento e também por prevenir o aparecimento de doenças.
Dietas pobres em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes facilitam a ação dos radicais livres. Esses radicais livres atuam inativando proteínas e enzimas corporais. Na pele agem sobre as moléculas de colágeno e elástica. A falta de hidratação adequada e o consumo elevado de gorduras saturadas e hidrogenadas também influenciam a saúde da pele por, respectivamente, levar ao ressecamento da pele e a produção exagerada de sebo e promover aparecimento de oleosidade e acne.
Há uma gama de tratamentos dermatológicos em consultórios médicos e clínicas de estética para aumentar a produção endógena de colágeno e elastina da pele e também o preenchimento das rugas e linhas de expressão. Entretanto, cabe ressaltar que em associação à dieta saudável esses tratamentos se tornam mais efetivos – a alimentação promove a melhor recomposição do tecido cutâneo.
Alimentos importantes para prevenção e tratamento de rugas:
- Temperos naturais: alho, cebola, coentro, cravo, canela, cardamomo, cúrcuma, hortelã, pimenta, manjericão, manjerona, cheiro verde, colorau, alecrim;
- Colágeno Hidrolisado (suplementação a partir dos 30 anos de idade);
- Sementes Oleaginosas (ricas em magnésio, antioxidantes e vitamina E): castanha do para, castanha de caju, amêndoas, pistache, amendoim, avelã, etc;
- Peixes e carnes magras;
- Abacate, açaí, óleo de oliva;
- Frutas cítricas: laranjas, limões;
- Frutas ricas em polifenóis: uva, mirtilo, morango, ameixa, berries, maçã, romã;
- Chá verde, chá branco, chá mate;
- Hortaliças verde escura e folhagens;
- Abóbora, cenoura, pimentões, berinjela, repolho, chuchu e outros legumes;
- Feijões, grão de bico e lentilhas;
- Chocolate Amargo.
Conforme observado, os alimentos importantes para a prevenção de rugas e linhas de expressão também promovem a saúde cardiovascular e a prevenção do aparecimento de alguns tipos de cânceres. A nutrição estética é, portanto, importante para incentivar as pessoas a se cuidarem mais e pode sim, promover a saúde das pessoas durante o processo de envelhecimento.
Fonte: A Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário