De acordo com especialistas, a pele é resultado do que se come, e os nutrientes que estão presentes no alimento são absorvidos pela pele. Pessoas que buscam ter uma pele melhor devem evitar o consumo de pães, biscoitos, produtos de padaria, além de fast-foods, álcool em excesso e refrigerantes. É o que afirma o nutricionista clínico e esportivo Thomas Araújo. “Uma boa sugestão é substituir o tradicional pão do café da manhã e do jantar pela batata doce. Seria a troca de um alimento que não tem praticamente nenhum valor nutricional, por um rico em fibras e carotenoides”, afirma o especialista.
Ainda de acordo com Thomas, os alimentos que devem ser priorizados são: peixes ricos em ômega-3 (sardinha, salmão, arenque, cavala), frutas e hortaliças, alimentos integrais e especiarias (cebola, manjericão, alecrim, alho). “Uma alimentação com baixo poder pró-inflamatório e baixa carga glicêmica pode auxiliar a obter uma pele mais saudável e prevenir ou minimizar algumas desordens estéticas, como acne e celulite”, diz.
A boa alimentação também ajuda a proteger das consequências nefastas causadas pelo sol. “Existem alguns nutrientes denominados fotoprotetores, que ajudam a proteger a pele contra os danos gerados pela radiação ultravioleta (UV) da luz solar. Os principais nutrientes são os carotenoides, a vitamina C, a vitamina E, e os flavonoides”, explica o nutricionista.
Alguns dos principais alimentos que contém esses nutrientes são: batata doce, cenoura, abóbora, laranja, abacaxi, castanhas, amendoim, nozes, cebola, cacau, uva, salsa e framboesa.
De acordo com a dermatologista Lívia Queiroz, além de proteger a pele dos problemas causados pelo sol, alguns alimentos contribuem na hora da coloração dourada do corpo. “Alimentos como mamão, cenoura, abóbora e brócolis têm betacaroteno, que ajudam a prolongar a coloração dourada”, explica.
Além de a alimentação ter influência significativa para uma pele saudável e bonita, uma boa alimentação também pode melhorar o humor. “Alimentos como banana, aveia, ameixa preta seca, amaranto e quinua são ricos em triptofano. O triptofano é um aminoácido essencial e através de algumas reações, dá origem a serotonina (hormônio do bem-estar), deixando o indivíduo mais tranquilo e com melhor humor”, declara o nutricionista Thomas Araújo.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário