Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 3 de maio de 2014

Você conhece as propriedades antioxidantes do arroz?


Os antioxidantes são definidos como moléculas orgânicas capazes de promover a saúde através da proteção de células corporais contra os danos causados pelos radicais livres e pelas espécies reativas de oxigênio, os quais podem exercer efeitos metabólicos deletérios. O arroz é rico em compostos antioxidantes como os flavonóides, a isovitexina,o alfa-tocoferol, o c-oryzanol, a vitamina E, as antocianinas e o ácido fítico.

Vários estudos estão apontando o potencial antioxidante deste alimento, principalmente na sua forma integral, como por exemplo um estudo realizado em 2000 relatando uma menor incidência de câncer e de doenças coronarianas na população asiática, a qual consome muito esse alimento. O seu potencial antioxidante na sua maioria é atribuído a presença dos ácidos fenólicos como o gama-orizanol.

Os arrozes com pigmentos, como o negro, o vermelho e o marrom, apresentam maior concentração de ácidos fenólicos do que aqueles sem cor. Além da forma convencional (grão) o arroz também pode ser consumido na forma oleosa, sendo muito estável à altas temperaturas e uma ótima alternativa no cozimento de alimentos.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário