Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Trabalha à noite? Veja como se alimentar bem!

Invista em refeições leves e evite o consumo de alimentos com cafeína.


Trabalha à noite Veja como se alimentar bem

Algumas pessoas, se dão muito bem para organizar a mente e trabalhar à noite; outros não têm opção e precisam trabalhar nesse horário, como é o caso dos turnos. Com isso, o metabolismo acaba ficando meio perdido na troca de horários, e um dos prejuízos dessa inversão é o ganho de peso!
Renatto Alves, especialista em distúrbios do sono, explica que os efeitos da privação de algo tão vital como a amada soneca serão sentidos.
Isso acontece porque as pessoas não dormem tão bem durante o dia como o fariam à noite.
"Segundo um estudo espanhol, os trabalhadores que atuam na madrugada têm três vezes mais risco de desenvolverem transtornos neuropsicológicos, cardiovasculares e digestivos, encurtando sua vida em até cinco anos", alerta.
Horário das refeições
O fator crítico para o ganho de peso de quem trabalha à noite é que o corpo dos seres humanos está acostumado a ficar acordado durante o dia e comer nesse período. A partir do momento que você altera o horário de todas as refeições, seu corpo já não sabe bem o que fazer com seu apetite e saciedade.
"As pessoas que trabalham durante a noite se alimentam de forma irregular, tendem a ingerir alimentos rápidos e calóricos, e depois são forçadas a dormir em horários que não proporcionam um sono reparador, dificultando a absorção de nutrientes pelo organismo", explica Alves.
Estudos norte-americanos indicam que ciclos irregulares de sono são capazes de provocar resistência à insulina e aumento de açúcar no sangue, provocando a diabetes.
Além disso, alterações das funções cognitivas podem surgir, como dificuldade de concentração, queda de rendimento no trabalho, sonolência, fadiga, irritabilidade, diminuição da memória de curto e longo prazo, hipertensão e estresse (pelo aumento dos níveis do hormônio cortisol).
Reprogramando o cardápio
Como você já deve ter imaginado, as pessoas que vivem com os horários trocados necessitam de uma dieta diferente e adaptada para suas próprias necessidades.
"Indica-se comer em poucas quantidades, em horários intercalados e definidos, evitando a ingestão de alimentos calóricos e ricos em açúcar (como os "fast foods") e substâncias estimulantes que contenham cafeína (café, refrigerantes de cola, guaraná e derivados)", indica o especialista. A preferência deve sempre ficar com frutas e bastante líquido, como chá e leite.
Considerando uma pessoa que acorda às 16h para começar a trabalhar às 19h30, indo dormir novamente às 8h, Renatto Alves indicou um cardápio simples e nutritivo para uma alimentação de três em três horas - lembrando que você pode adaptar essa dica aos seus próprios horários. Veja só:
Refeição leve às 16h
- Salada de frutas
- 2 fatias de queijo branco
- 1 copo de suco ou chá
Jantar às 19h
- Saladinha básica de folhas, cenoura, beterraba ou brócolis, queijo branco e pouco tempero
- Filé de frango ou mignon grelhado (atum também é uma boa pedida)
- Gelatina ou 2 fatias de abacaxi ou 1 laranja
Lanche leve às 23h
- 1 copo de leite desnatado quentinho (menos gorduroso e calórico)
Beliscada da madrugada
- Aposte em mais frutas, como abacaxi e laranja
É possível se alimentar bem mesmo vivendo um horário de trabalho completamente maluco. Entretanto, não se esqueça praticar atividades físicas sempre que possível e de consultar seus médicos e nutricionista, a fim de que indiquem a melhor dieta e rotina de exercícios para o seu caso em específico.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário