Além de prevenir a hipertensão, o arroz integral ajuda no controle da glicemia.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, descobriu que uma substância contida no arroz integral tem a capacidade de inibir a angiostensina II.
O que isso importa para você? A angiostensina é uma proteína ligada ao desenvolvimento de hipertensão e artelosclerose (enrijecimento das artérias). Nesse caso, o arroz integral é um ótimo aliado à sua saúde.
Essa substância benfeitora ao coração se esconde na camada mais escura do grão de arroz, que é polida no processo de branqueamento do tipo comum.
Essa camada marrom também é repleta de fibras, deixando a versão integral muito mais nutritiva do que a branca.
Aliando-se à prevenção contra a hipertensão e artelosclerose, estudos conduzidos pela Universidade de Tuffs, nos Estados Unidos, comprovaram que a versão integral do nosso velho companheiro de prato também controla a diabetes, reduz a gordura abdominal, abastece o corpo com ácido fólico, potássio e vitaminas do complexo B e causa maior sensação de saciedade.
Esse último benefício acontece porque, por conter aquela casca marronzinha cheia de fibras, o arroz integral forma uma goma quando entra em contato com os líquidos estomacais, sendo digerido mais lentamente pelo organismo. Isso significa que, além de controlar a assimilação dos açúcares (e consequentemente da produção de insulina) pelo corpo, ele te deixa com menos fome e te ajuda a controlar a boca nos lanches fora de hora.
Como incorporá-lo na dieta?
Além de levemente mais caro nas prateleiras, o arroz integral é um pouquinho mais trabalhoso para ser preparado (leva cerca de 45 minutos). Isso acontece porque a casquinha que o diferencia do arroz comum acaba formando uma capa que dificulta o cozimento.
Mas isso não é motivo para afastar o alimento do seu cardápio. Para driblar o tempo de preparo, você pode deixar o arroz de molho durante a noite ou até mesmo por algumas horas antes de cozinhá-lo.
Depois disso, basta escorrer a água e dar uma tostadinha nos grãos dentro de uma panela vazia até secar toda a água. Só então você pode adicionar seus temperos e dar continuidade à receita tradicional. Será muito mais fácil cozinhar!
Outra ótima opção é colocar o arroz na panela de pressão por cerca de 20 minutos e deixar sair o vapor naturalmente.
Como a recomendação dos nutricionistas é de que o arroz integral substitua o arroz comum em todas as refeições (e que esteja sempre contido nelas), é importantes sabermos inovar no preparo dos pratos, não é mesmo? Confira algumas receitinhas com esse grão tão benéfico:
Arroz integral com abóbora
Você vai precisar de:
• 1 xícara (chá) de arroz integral
• ½ abóbora cabocha pequena
• 1 colher (sopa) de azeite de oliva
• 3 colheres (chá) de sal
• 6 ramos de salsinha
• 1 cebola pequena picada
• 1 dente de alho amassado
Para preparar:
Lave o arroz e coloque-o na panela de pressão com ½ litro de água. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macio. Retire do fogo, tire a pressão da panela, abra-a e reserve.
Lave a abóbora, descasque-a e retire as sementes. Lave-a novamente, pique-a em cubos médios e reserve. Descasque a cebola e pique-a em pedaços bem pequenos. Lave os ramos de salsinha e pique-os bem fininho. Reserve tudo.
Em outra panela coloque o azeite de oliva, a cebola e o dente de alho amassado. Leve ao fogo e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos ou até a cebola murchar. Adicione, a abóbora e refogue-a, mexendo de vez em quando, por cerca de 3 minutos. Incorpore o arroz, ½ xícara (chá) de água e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 15 minutos ou até a abóbora ficar macia. Retire o preparado do fogo e sirva logo em seguida.
Arroz integral à grega
Você vai precisar de:
• 1 colher (chá) de azeite de oliva
• 1 cebola picada
• 1 cenoura picada
• 1 xícara (chá) de arroz integral cru lavado e escorrido
• 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 2 xícaras (chá) de água
• 1 colher (chá) de suco de limão
• 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
Para preparar:
Refogue em uma panela a fogo médio o azeite com a cebola, a cenoura e o arroz. Adicione o caldo de galinha dissolvido em água e, quando começar a ferver, abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhando por 45 minutos. Depois que toda água estiver seca, desligue o fogo e acrescente o suco de limão e a cebolinha picada. Sirva o arroz ainda quente.
Fonte: Mais Equilíbrio
Nenhum comentário:
Postar um comentário