É indicado que um adulto faça a ingestão de uma quantidade menor do que a equivalente a 12 colheres de chá de açúcar por dia. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu que se consuma apenas a metade, com o objetivo de gerar mais benefícios à saúde, segundo o Terra.
Por conta da relação do alimento com sobrepeso, obesidade e cárie, a OMS divulgou diretrizes que reafirmam suas recomendações de 2002, com a redução para menos de 10% das calorias diárias (12 colheres de chá para adultos e nove para crianças). No caso de quem deseja "obter benefícios adicionais para a saúde", a ingestão não deve ultrapassar 5% das calorias.
Por conta das recomendações, empresas vinculadas com o açúcar já começaram a se manifestar. A "falta de evidência científica" dos dados, por exemplo, foi um dos pontos criticados pelo Conselho Internacional de Associações de Bebidas, do qual fazem parte marcas como Coca-Cola e Pepsico. "A sugestão de 5% é muito pouco realista na hora de ser colocada em prática", afirmou à Efe a conselheira sênior do Comitê Europeu de Fabricantes de Açúcar, Emilie Majster.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário