Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Conheça os benefícios e propriedades do tamarindo


O tamarindo é o fruto do tamarindeiro, árvore de grande porte que pode chegar a alcançar até 30 metros de altura em sua fase adulta. Fruto tropical originário da África do Sul, o tamarindo pode ser cultivado facilmente nas regiões tropicais e subtropicais da África, Sul da Ásia, América do Sul e ilhas do Caribe. No Brasil, esta fruta (também classificada como legume, por ser uma vagem) é consumida, principalmente, nos estados do Nordeste. Os frutos do tamarindo apresentam casca marrom e o formato é parecido ao da vagem. Por causa de suas propriedades nutricionais, o tamarindo proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde.

O tamarindo possui uma quantidade significativa de vitamina C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos que fazem desta fruta um eficaz antioxidante e agente anti-inflamatório;

Pode ser usado para tratar problemas digestivos, como, por exemplo, a prisão de ventre. O tamarindo é um laxante leve; possui propriedades anti-inflamatórias e antiácidas e ajuda a diminuir a febre e a tosse.
As folhas do fruto também são benéficas, sendo utilizadas, quando fervida em água, para retirar pedras nos rins. A fruta ajuda a prevenir as doenças relacionadas com o coração, pois ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue. Além disso, possui elevado teor de ácido tartárico, que é um eficiente antioxidante e ajuda a proteger o organismo da ação prejudicial dos radicais livres.

Como aproveitar os benefícios da fruta?
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo tamarindo, este pode ser consumido em sua forma natural ou no preparo de doces, molhos, sucos, bolos, sorvetes, xaropes, licores e bebidas, além de ser utilizado como tempero.
Chás preparados com o tamarindo também trazem benefícios à nossa saúde. Ele pode ser encontrado no formato da própria fruta ou na forma de polpa. A seguir, confira uma sugestão de suco de tamarindo para prisão de ventre:


Receita de suco de tamarindo para prisão de ventre

Ingredientes:
– 100 gramas de polpa de tamarindo;
– 2 limões;
– 2 copos de água;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo:
Esprema os limões e coloque no liquidificador. Adicione a polpa do tamarindo, os 2 copos d’água e um pouco de mel. Bata tudo e o suco está pronto! A indicação de consumo é de 2 copos deste suco por dia.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário