Alimentação saudável, prática regular de exercícios, exames preventivos e bom relacionamento familiar são cuidados essenciais para a saúde de todos. Porém, quando o assunto é o universo feminino, cuidados específicos com a alimentação precisam ser considerados. “Dar preferência aos alimentos naturais, ricos em nutrientes e pobres em açúcar, gordura e sal, é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida da mulher”, afirma a nutricionista Geralda Rodrigues.
Diretora da loja Bem Viver Produtos Naturais, em Feira de Santana, a nutricionista destaca que nutrientes com o ferro e a vitamina C são indispensáveis no cardápio feminino. “O ferro é um mineral essencial para as mulheres. Como existe uma perda desse mineral durante o período menstrual, ele precisa ser reposto através da alimentação”, explica. “Além disso, o ferro é mais bem absorvido com a presença da vitamina C. Portanto, após as principais refeições, recomendamos o consumo de uma fruta como a laranja, o mamão, a goiaba, o morango, o kiwi e a acerola, entre outros”, indica.
Outros cuidados, tais como consumir fontes de cálcio, vitamina D, vitamina A e fibras, também são essenciais para a saúde e bem-estar da mulher, pois ajudam a prevenir doenças como a osteoporose, além de manter o trânsito intestinal regular e ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
“Um ponto de atenção é o uso excessivo do sal, que favorece o desenvolvimento de doenças como a hipertensão e a retenção de líquidos, causando inchaço no corpo, entre outras consequências”, pontua Geralda Rodrigues.
Alimentação na TPM
Durante o período pré-menstrual, consumir alimentos ricos em vitamina E, como nozes, castanhas e gérmen de trigo, ajuda a reduzir a irritabilidade e os sintomas de depressão. Além disso, alimentos que contém triptofano, entre eles a banana, o abacate, a castanha de caju e a ervilha, ajudam na produção de serotonina.
Durante a TPM ou quando bate aquela vontade incontrolável de comer doce, uma alternativa é comer uma banana com aveia e mel ou uma fruta seca saborosa, como o damasco ou a ameixa. “A banana tem triptofano, que ajuda na produção de serotonina, que é o hormônio do bem-estar e do prazer, o mesmo que é produzido quando comemos chocolate. É uma excelente troca”, sugere Geralda Rodrigues
Alimentação na Menopausa
Com a chegada da menopausa, as mulheres sofrem uma redução na produção de hormônios importantes para o equilíbrio do organismo. Por isso, o acompanhamento médico e a ingestão de determinados nutrientes se torna fundamental nessa fase da vida.
“Na menopausa, é interessante o consumo de fitoesteroides como a lignana e também de isoflavona, pois eles fazem uma reposição hormonal natural. Mas as quantidades indicadas variam de pessoa para pessoa, por isso, é interessante consultar um profissional”, recomenda.
Fitoesteroides, como as lignanas e isoflavonas, podem ser encontrados em alimentos como nozes, soja, milho e sementes de girassol, linhaça e gergelim. Todos esses alimentos podem, facilmente, ser incluídos na alimentação diária. “Quanto mais natural for a alimentação, melhor”, conclui Geralda Rodrigues.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário