Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O que comer antes do treino?


A refeição antes do exercício é crucial para um bom desempenho. Antes do treino, deve-se garantir uma refeição que mantenha um estado anabólico adequado, força e resistência, para que assim o exercício possa ser completado com eficácia. Muitas pessoas ainda têm a ilusão de que treinar em jejum emagrece, porém, a não ser que você seja muito bem treinado e orientado, essa prática não é aconselhável.

Os objetivos de se alimentar antes do exercício são: diminuir catabolismo muscular (evitando degradação de proteínas),  oferecer mais aminoácidos e glicose para os músculos, fornecer energia para a realização do exercício, evitar a fome durante o treino e manter um bom estado de hidratação.

Começando pela hidratação: ninguém terá um bom rendimento físico se estiver desidratado. O ideal é consumir aproximadamente 500 ml de líquidos nas 2 horas que antecedem o exercício e cerca de 1 copo de 200 a 250 ml, um pouco antes de iniciar a atividade.

Em relação às refeições, o ideal é que de 3 a 4 horas antes do treino seja feita uma refeição completa. Ex.: Café da manhã reforçado ou um almoço. De 1 a 2 horas antes, um lanche leve é o ideal, sendo rico em carboidratos, moderado em proteínas, pobre em gorduras e fibras e com boa quantidade de vitaminas e minerais. Vale lembrar que a individualidade de cada um deve ser observada, pois, alguns têm digestão muito lenta e outros, mais rápida.

Mas o que seria um ‘lanche leve´? Veja algumas opções:

Opção 1: Pão com geléia diet e queijo branco + água de coco + 1 fruta;

Opção 2: Vitamina com leite desnatado+ 1 fruta e aveia em flocos;

Opção 3: Macarrão com molho de tomate e carne moída + suco de frutas;

Opção 4: Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar + 1 fruta;

Lembrando que a suplementação só é indicada se você realiza treinos intensos e regulares. O mais importante é manter uma dieta saudável e só assim introduzir uma suplementação quando os treinos estiverem mais pesados. Suplementos não são recomendados para iniciantes em fase de adaptação e fase inicial de treinamento. Procure sempre a orientação de um Nutricionista e bons treinos!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário