Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Obesos sofrem maior exposição a radiação em exames de raio X


Software desenvolvido é capaz de adequar níveis de radiação em exames de raios-X e tomografias (TC) para cada paciente

A maioria dos equipamentos médicos de imagem não foi desenvolvida pensando em pacientes com sobrepeso ou obesos. O resultado é que estas pessoas são expostas a níveis mais elevados de radiação durante exames de raios-X e tomografias computadorizadas (TC) de rotina.

Estudo conduzido no Rensselaer Polytechnic Institute, nos Estados Unidos, calculou os níveis adicionais de radiação que pacientes obesos recebem a partir de uma tomografia computadorizada. Resultados mostram que os órgãos internos de homens obesos recebem 62% a mais de radiação durante o procedimento do que homens de peso normal. Para mulheres obesas, o aumento registrado foi de 59%.

Nova tecnologia

Com base nos resultados do estudo equipe de engenharia da Rensselaer desenvolveu uma nova tecnologia capaz de minimizar os níveis de exposição de pacientes obesos à radiação. Projeto liderado pelo pesquisador George Xu levou à criação de modelos computadorizados 3D ultra-realistas de homens e mulheres com sobrepeso e utilizou simulações de computador para determinar como os raios X interagem com os diferentes tipos de corpo. Os modelos desenvolvidos, conhecidos como "Fantasmas" têm potencial para auxiliar médicos na configuração e otimização das tecnologias de imagens médicas para reduzir os níveis de radiação que um paciente obeso recebe.

A exposição à radiação é cumulativa durante a vida do paciente. O risco associado com uma dose de radiação a partir de um único CT é relativamente pequena quando comparada com o benefício clínico do procedimento. Mas os pacientes estão cada vez mais submetidos a vários exames de tomografia computadorizada e outros procedimentos de radiação baseados, o que pode levar a um risco desnecessário de radiação.

Atualmente, se os técnicos utilizam configurações de equipamentos normais para realizar uma tomografia computadorizada em uma paciente obesa, as imagens resultantes são borradas em função de os fótons de raios-X terem que viajar mais para ultrapassar as camadas de gordura. Como resultado, os técnicos geralmente ajustam o equipamento para uma configuração mais poderosa, que produz uma imagem melhor, mas expõe o paciente obeso à radiação adicional. Não há nenhum mecanismo para níveis mais exigentes a configuração que irá proporcionar um equilíbrio ótimo entre a clareza de imagem e menor dose de radiação.

O novo procedimento - "Fantasmas" - integra um pacote de softwares - VirtualDose - desenvolvidos por Xu e sua equipe. O VitualDose tem por objetivo criar um serviço personalizado para pacientes submetidos à tomografia computadorizada. O programa permite a criação de um "fantasma" ultra-realista de qualquer paciente indicado a passar pelo procedimento. A ferramenta leva em consideração as características individuais dos pacientes, incluindo idade, sexo, altura, peso, e mesmo se uma mulher está grávida. 

Ao introduzir estes dados para o software, VirtualDose rapidamente cria um modelo computadorizado do paciente capaz de evidenciar seus órgãos internos. Este procedimento permitirá que médicos e pesquisadores comparem as doses de radiação que uma pessoa vai receber de diferentes configurações equipamentos de CT, para, em seguida, permitir a regulagem mais adequada. VirtualDose também permitirá que médicos mantenham um registro de alta precisão de quanto os pacientes são expostos a radiação durante a vida.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário