Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A importância da carne para esportistas e atletas


As pessoas ativas têm dúvidas em relação ao consumo de carnes: eliminar do cardápio ou aumentar a quantidade?

O ideal é manter o consumo moderado diariamente. Atletas e esportistas estão sendo atraídos por um estilo alimentar diferente, mais saudável e, muitos deles eliminam as carnes do cardápio ou ficam na dúvida: O que elas podem trazer de benefício e como escolher as melhores opções? Observe:

1º Proteínas -> É fato que a dieta de pessoas ativas deve conter uma maior quantidade de proteínas, tanto para reparação de lesões das fibras musculares, quanto para pequeno fornecimento de energia durante exercícios prolongados. A proteína contida nas carnes é melhor para esses objetivos, afinal, possui todos os aminoácidos necessários;

2º Vitamina B12 -> Essa vitamina do complexo B, importante para a formação do nosso DNA e saúde neurológica, só é encontrada em alimentos de origem animal. Quem elimina esses alimentos do cardápio, deverá fazer uma suplementação da vitamina;

3º Ferro -> A forma do ferro encontrada nas carnes é mais facilmente absorvida do que a forma encontrada em vegetais. O ferro é importante no transporte de oxigênio e sua diminuição no sangue pode causar apatia, cansaço fácil e anemia;

4º Zinco -> O zinco é essencial na manutenção do nosso sistema imune, saúde da pele e regulação do sistema hormonal (principalmente testosterona), então, o consumo diário de carne, mantém a concentração de zinco sempre alta no sangue.

Para desfrutar dos benefícios das carnes, você deverá sempre escolher cortes magros. A carne branca é naturalmente mais magra, então, o consumo delas deverá ser maior, desde que consumidas sem pele e em preparações sem fritura e queijos amarelos. Já as porções de carne vermelha devem ser controladas durante o dia (elas possuem naturalmente mais gorduras ruins – as saturadas) e ser consumidas em preparações magras.

Carnes de porco e ostras devem ser consumidas em menores quantidades, pois possuem altos níveis de gordura. Já a carne de peru é excelente na dieta, pois é magra e rica em nutrientes. Se você quer eliminar totalmente as carnes da dieta, procure orientação de um nutricionista para que ele possa adequar seus cardápios e evitar deficiências nutricionais.

Fonte: Meu Nutricionistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário