Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 13 de maio de 2012

O Cacau e a Alfarobeira


O queridinho entre muitas crianças e mulheres, o chocolate costuma ser considerado o “vilão” da dieta. Com a páscoa, aumenta a preocupação com a quantidade de chocolate ingerida e normalmente as pessoas que estão de dieta tendem a se sentir “torturadas”. Mas será que o chocolate é mesmo um vilão? Será que o tão pecaminoso chocolate pode trazer algum benefício a minha saúde? A boa notícia é que a resposta para as duas perguntas é DEPENDE!

O problema do chocolate está na quantidade de gordura saturada e açúcar, porém o cacau, seu principal constituinte, já está comprovado, pode trazer alguns benefícios à saúde. Assim, o recomendado seria consumir o chocolate com um maior teor de cacau, ao invés do chocolate ao leite.

O chocolate ao leite, quando consumido em grande quantidade, pode ocasionar aumento de colesterol total e aumento de peso, o que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Enquanto que o chocolate amargo, aquele que tem um maior teor de cacau, pode proporcionar proteção do sistema cardiovascular.

Isso acontece pois o cacau possui uma boa quantidade de substâncias antioxidantes e flavonóides. Entre esses compostos, encontramos as catequinas do cacau, que protegem  contra a fração LDL, conhecido com colesterol ruim, o colesterol da oxidação que está associado à algumas doenças cardiovasculares. Já o chocolate ao leite, possui muita gordura saturada, que tem ação contrária ao chocolate amargo.

Outra importante ação do chocolate é a de melhorar a produção de serotonina, proporcionando uma sensação de bem estar.
Ok! O Chocolate amargo não é tão fácil de se ingerir quanto o chocolate ao leite, mas que tal ir se adaptando aos poucos?
Então, vamos provar uma receita diferente? Que tal um mousse de cacau com abacate?

MOUSSE DE CACAU COM CHOCOLATE
  • 1 abacate maduro
  • 2 col. (sopa) de cacau em pó
  • 2 col. (sopa) de melaço ou mel ou xarope de agave

Modo de Preparo:
Liquidifique o abacate e o mel. Acrescente, aos poucos, o cacau em pó. Coloque em taças e leve à geladeira.

Que tal? Será que agora dá? Ainda díficil? Então que tal substituir o chocolate pela alfarroba? Ainda não conhece a alfarroba?
A alfarroba é uma vagem de cor escura e de sabor adocicado, rica em vitaminas e mineiras. Atualmente é uma das melhores opções, se não a única, para substituir o chocolate, ou melhor dizendo, o cacau. Outra boa vantagem da alfarroba em comparação com o chocolate, é que esta possui menos teor de gordura que o cacau. Isso tudo, próprio da vagem, ou seja, menor adição de açúcar e menor teor total de gordura, o que resulta em mais benefícios à nossa saúde.

E então? Vai de chocolate meio amargo ou de alfarroba?
As barrinhas de chocolate de alfarroba já são encontrada com muita facilidade em grandes redes de mercado e em casas de produtos naturais.
Seja qual for a sua escolha, lembre-se que o bom senso é sempre um ótimo conselheiro. Apesar dos benefícios que estão sendo descobertos é importante ter o acompanhamento da nutricionista que poderá lhe dizer qual dos dois é melhor para o SEU ORGANISMO. Além disso, evitar os exageros é sempre muito bom, já que tudo em excesso faz mal.

Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário