Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Proteína animal e vegetal no treinamento de musculação


A proteína é uns dos nutrientes essenciais mais importantes, pois consiste em uma macromolécula presente em todas as células do organismo e possuem ampla variedade de funções fisiológicas. As proteínas são constituídas por aminoácidos, que são pequenos blocos estruturais que as compõem. Fazendo uma comparação, os aminoácidos são os tijolos e a proteína é a parede construída.
 
Na natureza há cerca de 200 aminoácidos, mas apenas 20 são utilizados pelo organismo humano entre esses, 9 são denominados aminoácidos essenciais, isto é, não são fabricados pelo organismo e devem ser ingeridos através dos alimentos (fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina), 6 são aminoácidoscondicionalmente essenciais, também não fabricados pelo organismo e que são necessários em situações fisiológicas como em certas doenças (arginina, cisteína, glicina, glutamina, prolina, tirosina) e os outros 5 são aminoácidos não essenciais, ou seja, o próprio organismo se encarrega de fabricá-los (alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina).
 
Agora que entendemos um pouco mais sobre os blocos estruturais (aminoácidos), vamos ver que existem dois tipos de proteína:
 
Proteína animal: encontrada na carne bovina, suína, frango, peixes, vísceras, leite, coalhada, queijo, clara de ovo e na maioria dos suplementos de proteína. Ela possui alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas e seu aproveitamento pelo organismo é muito melhor em relação à proteína vegetal; tecnicamente falando ela tem maior biodisponibilidade pelo organismo. Atenção! A gelatina é uma proteína de origem animal, mas não tem alto valor biológico. Não se deixe enganar...
 
Proteína vegetal: encontrada nos feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, tofu e em menor proporção nos cereais (arroz, milho, trigo). Ela possui baixo valor biológico, ou seja, é uma proteína incompleta e não tem um ou mais aminoácidos essenciais em quantidades suficientes e seu aproveitamento pelo organismo é inferior ao da proteína animal; tecnicamente falando ela tem menor biodisponibilidade pelo organismo. Mas existe uma exceção: o nosso trivial arroz e feijão fornece uma combinação ideal de aminoácidos, sendo considerada a melhor fonte de proteína vegetal! Aproveite!
 
Veremos agora a importância e a eficácia que as proteínas exercem no treino de musculação e entenderemos a necessidade da ingestão tanto de proteína animal quanto de proteína vegetal.
 
No treinamento de musculação o individuo tem como objetivo principal a hipertrofia, ou seja, o aumento de massa muscular, além da de redução de peso, melhoria da qualidade de vida e bem estar. Para que isso aconteça com sucesso, os cuidados com a alimentação são fundamentais.
 
A proteína de origem animal desempenha papel fundamental no que diz respeito à ingestão pós-treino de musculação porque tem a função de construir e/ou reconstruir as fibras musculares que foram lesadas com o treino ocasionando um aumento da musculatura. Sendo assim, a proteína de origem animal, por seu alto valor biológico, se torna de extrema valia para hipertrofiar os seus músculos. Importante: O consumo de proteína não é considerado importante antes e durante o exercício... atente-se a isso!
 
A proteína de origem vegetal também pode ser consumida no pós-treino de musculação, mas além de auxiliar na recuperação, tem papel importante na redução do peso corporal, ocasionado pela baixa quantidade de gordura, aumento da sensação de saciedade, devido à sua alta viscosidade, alta capacidade de ser fermentável e por conter um teor elevado de fibras. Existem suplementos à base de proteína vegetal, como concentrados de soja, mas as opções naturais de consumir os próprios alimentos são sempre mais aconselhadas.
 
A proteína é um macro nutriente importante para o exercício físico, uma vez que possibilita a hipertrofia muscular e auxilia na redução de peso. Se você é praticante de musculação, seja amador e principalmente de competição, o acompanhamento de profissionais ligados à atividade física como educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e até psicólogos tem papel fundamental na obtenção de resultados satisfatórios, afinal através do conhecimento técnico é possível avaliar fisiologicamente as suas condições e oferecer o melhor suporte para você, além de evitar as possíveis lesões que a prática eventualmente venha a causar.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário