Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

6 Nutrientes que auxiliam no alívio dos sintomas da TPM


São nada menos do que 150 os sinais que anunciam a chegada da menstruação. Entre os mais incomuns destacam-se a irritabilidade, inchaço, dor de cabeça, transpiração, acne, cansaço, perda de apetite, insônia, palpitação, tremores, diminuição do desejo sexual, dores articulares e indecisão. Entre as medidas contra esse desconforto generalizado, a alimentação é decisiva. Veja a seguir 6 nutrientes importantes para aliviar os sintomas indesejáveis da TPM.
Camomila
Como ela ajuda: alivia indigestão e náuseas, serve como um antiespasmódico para cólicas menstruais e atua como um sedativo leve.
Onde encontrá-la: no chá feito a partir da flor da camomila. Consumir 3 xícaras de chá por dia.
Ácido gamalinolênico (GLA)
Como ele ajuda: auxilia na produção de substâncias de efeito anti-inflamatório e é necessário na formação de compostos que regulam os hormônios femininos. Contribui para diminuir a mastalgia (dor nas mamas).
Onde encontrá-lo: no óleo de prímula e no óleo de borragem (suplemento).
Ômega-3
Como ele ajuda: possui excelente efeito anti-inflamatório, auxiliando no alívio das cólicas menstruais. Também tem ação no sistema nervoso, melhorando o humor.
Onde encontrá-lo: peixes (salmão, sardinha, atum, arenque), sementes de chia e linhaça e, ainda, no óleo dessas sementes. Também pode ser encontrado na forma de suplemento.
Magnésio
Como ele ajuda: alivia espasmos musculares. Sua deficiência pode aumentar a retenção de líquidos no organismo. Diminui a compulsão por doces.
Onde encontrá-lo: feijão, tofu, framboesas, amêndoas e acelga. Também disponível como suplemento.
Potássio
Como ele ajuda: combate a fadiga, ajudando a enviar oxigênio para o cérebro para manter o estado de alerta e funcionamento cognitivo. Também ajuda no combate à retenção hídrica.
Onde encontrá-lo: damascos, feijão-preto, lentilha, frutas secas e cerejas. Também disponível em forma de suplemento.
Tirosina
Como ele ajuda: eleva o humor e aumenta a concentração.
Onde encontrá-la: amêndoas, extrato de soja, feijão e ervilha.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário