Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Macro e Micronutrientes

macro-e-micronutrientes
Agora sim, vamos começar a parte boa! Vamos entender finalmente do nosso combustível, ou seja, dos nutrientes que compõe a nossa alimentação e a importância de cada um deles no nosso organismo, como todos desempenham o seu papel.
Para que tudo dentro de nós funcione em harmonia, é necessário a presença tanto dos Macro como dos Micronutrientes. Todos eles trabalham para manter o nosso corpo em perfeito funcionamento.
O nome “Macro” significa grande. Fazem parte desse grupo os carboidratos, proteínas e gorduras. São assim chamados porque constituem a maior parte da nossa dieta, sendo responsáveis por fornecer 90% do peso seco da dieta e 100% de sua energia, e o equilíbrio alimentar depende da proporção entre eles. Todos eles são de extrema importância para a sua saúde e devem ser incluídos na alimentação diária de forma equilibrada.
Por serem estruturas grandes, necessitam ser quebradas em partes menores para que sejam absorvidas pelo organismo. Sua digestão ocorre no intestino, dissociando-se nas suas unidades básicas: açúcares dos carboidratos, ácidos graxos e glicerol das gorduras e aminoácidos das proteínas.
Os lipídeos fornecem maior energia para o organismo, quando comparado com os carboidratos e proteínas, sendo que 1g de lipídeo possui aproximadamente 9 kcal, enquanto que a mesma quantidade de carboidratos e proteínas apresentam cerca de 4 kcal.
Já os micronutrientes são assim chamados por serem necessários em pequenas quantidades, porém não são menos importantes que os macronutrientes. São eles as vitaminas, que podem ser divididas em hidrosolúveis e lipossolúveis e os minerais. Sendo que todos devem estar presentes numa alimentação saudável.
As vitaminas hidrossolúveis são a vitamina C e o complexo de vitaminas B, (vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12 ou folatos),
As vitaminas lipossolúveis são as vitamina A, D, E e K.
Os minerais são o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o potássio, o sódio e o zinco, entre outros.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário