Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Saúde do Idoso: Nutrientes e alimentos para melhorar a memória e concentração


Algumas das queixas comuns de pessoas a partir de 60 anos são a falta de ânimo e energia e a diminuição da memória e da capacidade de concentração, mas algumas mudanças na dieta podem resultar em redução dessas queixas.
Aumente a ingestão de antioxidantes, que limitam os efeitos nocivos dos radicais livres. As dietas de baixo teor em antioxidantes estão associadas ao risco aumentado de Alzheimer e de doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Vitaminas E e C são antioxidantes importantes porque ajudam a proteger as células cerebrais dos danos dos radicais livres. A vitamina C é encontrada em frutas como morango, goiaba, limão e nas goji berries. Já a vitamina E está no gérmen de trigo, nas oleaginosas e no óleo de abacate.
Outros alimentos fontes de antioxidantes são as frutas vermelhas como açaí, romã e uva, chá-verde, cúrcuma, oleaginosas, verduras e legumes de maneira geral.
Escolha o tipo certo de gordura, exclua os óleos hidrogenados e as gorduras trans presentes em alimentos industrializados, congelados e fritos e aumente o consumo de alimentos fontes de ômega-3, que auxiliam na redução do risco de desenvolver Alzheimer e doença de Parkinson, doenças inflamatórias do cérebro. Inclua no cardápio chia, linhaça, algas e óleo de peixe.
Não deixe faltar no cardápio alimentos fontes de vitaminas do complexo B, que ajudam na disposição, na melhora do humor e na prevenção do Alzheimer e do envelhecimento prematuro do cérebro. As vitaminas do complexo B estão nos cereais integrais, na lentilha e em outros feijões e no levedo de cerveja.
A deficiência de zinco está relacionada a diminuição de memória e de concentração e, em casos de deficiência mais grave, pode causar distúrbios de comportamento. Inclua na dieta grão-de-bico e lentilha, nozes e outras oleaginosas e cereais integrais. As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais mais concentradas em zinco.
Para manter o cérebro sempre ativo, exercícios físicos são importantes, e hábitos como ler e fazer palavras cruzadas também são recomendados.
Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário